“Quarta Samba Enredo” na Galeria Olido

Evento apresenta sambas enredo clássicos com a temática afro

Por Redação
28/10/2011 13:59 / Atualizado em 31/10/2011 17:51

O negro no Brasil foi tema de diversos sambas enredo no carnaval carioca de outrora. Desde que o Salgueiro, no final dos anos 50, passou a valorizar e destacar a temática afro em seus enredos – e logo a Unidos da Tijuca segui essa linha -, clássicos como “Chico Rei” e “Chica da Silva”, para citar dois exemplos representativos, foram levados à avenida, revolucionando os desfiles de Escolas de Samba.

Em 1976, um álbum com os principais sambas enredo “negros” foi gravado: “História do Brasil através dos Sambas de Enredo: O Negro no Brasil” apresenta grandes sambas, com interpretação de nomes de destaque e um time de peso no ritmo e na harmonia.

Aproveitando o ensejo das comemorações do Mês da Consciência Negra e reproduzindo o repertório deste emblemático disco, a Galeria Olido promove a série “Quarta Samba Enredo”, com apresentações de um conjunto regional, sempre às 19h, com entrada Catraca Livre.

Com direção musical de Paulo Serau (violão) e Wesley Ferreira (violão de 7 cordas), o conjunto, capitaneado por Tuco Pellegrino (voz), traz ainda Paulo Mathias (cavaco e voz), Alfredo Castro, Marcio Sorriso e Pedro Pita (percussão).

Os sambistas também renderão tributo a Paulo da Portela, “o professor”, destacado sambista e fundador da escola de Oswaldo Cruz.

Confira o samba-enredo “Negro na Senzala”, da Unidos da Tijuca (1958):