Cinco restaurantes para você ir em Bogotá
Seja qual for a quantidade de dias que você ficar na capital colombiana, vai ser pouco para conhecer todos os bons restaurantes em Bogotá. Mas o blog Porta de Embarque listou algumas sugestões de restaurantes. Para acompanhar as comidas, não esqueçam de experimentar os sucos de frutas que não temos no Brasil, como lulo, tomate de árbol e arazá, além da refrescante limonada de coco (suco de limão batido com gelo e leite de coco).
La Puerta Falsa
Com certeza no seu passeio por Bogotá você vai visitar a Praça Bolívar, onde estão os imponentes palácios do governo, em estilo francês. Dela, sai a Calle 11, a melhor rua para uma comida típica na Candelária (o bairro do centro histórico). Se você não se importa em ter de esperar por uma mesa, vá ao La Puerta Falsa, restaurante que está lá desde 1816 e parece não ter mudado muito desde aquela época.
Tudo bem que não é um restaurante com comida excepcional, mas vale ir pela história, pelo lugar e para experimentar um autêntico prato colombiano junto dos moradores que vão lá almoçar. São um bom início na culinária colombiana o Ajiaco Santafereño (um caldo que leva vários tipos de batata, além de milho e frango, geralmente acompanhado de abacate, alcaparra e arroz) e a pesada e calórica Bandeja Paisa (uma espécie de PF, com arroz, feijão, ovo, banana, guacamole, o pãozinho de milho arepa, morcilla e torresmo), que servem, cada um, duas pessoas tranquilamente.
Club Colombia
Já para provar comidas típicas em um ambiente realmente agradável o lugar é o Club Colombia . O estrelado chef Harry Sasson montou um cardápio para homenagear a cozinha tradicional servida pelas avós colombianas, com especialidades do dia a dia de todo o país, mas servidas com um toque sofisticado em lindos pratos de porcelana.
Central Cevicheria
Para a noite, um lugar que é ao mesmo tempo restaurante e bar badalado chiquezinho é a Central Cevicheria, que mescla sabores do ceviche peruano com o colombiano. Tem onze variações do prato, mas o mais pedido é o com cebola, creme de leite, coentro e… a inusitada banana!
Mais dicas de restaurantes em Bogotá estão no blog Porta de Embarque