Revista de época ajuda artista a compor obra
É pesquisando nas prateleiras dos sebos da capital paulista que o artista plástico Nino Cais encontra inspiração para fazer suas peças de arte. Das revistas femininas que circulavam pelo Brasil e mundo entre as décadas de 1960 e 1980, ele retira imagens e as reconstrói em formato de colagem.
Parte deste trabalho, num formato “tridimensional” (manequim), fica exposto no Paço das Artes até o dia 27 de junho. Com Nino, haverá ainda peças de Geraldo Zamproni e Rick Castro. A entrada é Catraca Livre.
“Pesquisei muito sobre o conceito que essas revistas queriam passar para suas leitoras”, explica. Para o artista, estes periódicos ensinavam, entre outras coisas, a mulher contemporânea a compor seu vestuário – no sentido artesanal da questão. Mas qual relação teria entre as revistas e o manequim exposto no Paço das Artes?
- Artista Thiago Toes retorna à Casa do Olhar Luiz Sacilotto com exposição ‘Toda Sorte’
- Autorretratos inusitados e outras obras compõem a mostra de Nino Cais
- Natureza é tema de três exposições no Paço das Artes
- 3ª edição da “Parte – Feira de Arte Contemporânea” ocorre no Paço das Artes
A resposta está no processo de transformar as imagens das revistas em algo espacial. Quem for à exposição, vai encontrar, por exemplo, as pernas de um manequim sob uma mala de viagem.
A ideia, de acordo com o artista, é passar para o visitante a relação do corpo com os objetos. “A mala não tem nenhum sentido simbólico, embora desdobre alguns questionamentos. Serve para mostrar como esse corpo interage com o próprio meio”, explica.
Além do manequim, Nino Cais é apresentada uma série de colagens. As pessoas são retratadas em meio a objetos e animais.
Para saber mais sobre o Paço das Artes, clique aqui