Santo Amaro inaugura nova unidade do Sesc
Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene e "Casa Amarela", com Gero Camilo, entre os destaques
Uma cidade dentro de outra. Santo Amaro, importante – e enorme – bairro paulistano já foi independente de São Paulo. Desde 1935, no entanto, integra a metrópole, ocupando um relevante espaço na zona sul da capital paulista. A partir de 19 de novembro, um pólo de cultura promete dar nova vida ao bairro: o Sesc Santo Amaro, que ocupará o espaço onde outrora se localizou a unidade provisória.
A mais nova unidade do Sesc tem assinatura do arquiteto Edson Elito e traz um conjunto de 7,6 mil m² e 15 mil m² de área construída e investimento de R$ 51 milhões. O prédio, construído de maneira horizontal e transparente, com as diversas paredes de vidro, mezaninos e áreas interligadas, oferece aos usuários uma arquitetura acolhedora, onde é possível replanejar e adaptar o roteiro de visita à medida que se conhece o local.
O teatro com capacidade para 279 espectadores mantém o alto nível das outras unidades do Sesc, com acústica perfeita e muito conforto. Praça de convivência, comedoria, sala multiuso para oficinas e cursos, sala de Internet Livre, espaço para acesso à Internet, biblioteca, um galpão cultural para aulas abertas e exposições e quatro consultórios odontológicos fazem do espaço um oasis de riqueza sociocultural em meio um deserto de areia cinza.
- Entre Terreiros e Quintais: o samba toma conta do Sesc Santo André em novembro
- SP abre 1.145 vagas em cursos gratuitos na área da cultura
- Sesc São Caetano promove o Slam de Surdes, batalha de poesia em Libras com tradução simultânea
- Sesc Santo André: Música e artes cênicas se entrelaçam em uma programação que revisita o samba
Além disso, duas salas para ginástica, um conjunto aquático para recreação, duas piscinas – uma semiolímpica coberta para adultos e uma infantil, descoberta – e um ginásio poliesportivo com arquibancada retrátil para cerca de 168 pessoas garantem a imponência da nova unidade. A urbanidade desenfreada e histórica amenizada por um reduto de cultura.
Para a programação inaugural, nos dias 19 e 20 de novembro, ótimas atrações musicais, de teatro, literatura, artes visuais e oficinas. Duo Ferragutti & Kramer, Bloco Afro Ilu Oba de Min, Chico César, Otto, Fernando Catatau, Maracatu Nação Cambinda e Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene garantem a sonoridade de alta qualidade. Já peças como “Casa Amarela”, cujo protagonista é o ator Gero Camilo, e “Lamartine Babo”, bem como a atração circence “Nau de Ícaros” também são destaque. O poeta Sérgio Vaz também marca presença, com a atividade literária “Vem poeta”.
Para Danilo Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo, “o Serviço Social do Comércio segue cumprindo sua missão de levar bem-estar e qualidade de vida”. Ele frisa que “o Sesc promove assessibilidade, cultural, física – com construções adaptadas a pessoas com deficiência física – e social”.
A realização do sonho de inaugurar uma unidade permanente teve início em 1998. Na época, foi lançada a Unidade Provisória Sesc Santo Amaro, com o evento “Mundão”, que reuniu 1,5 mil artistas e esportistas em 120 horas de programação cultural. Durante seis anos, a unidade provisória funcionou no local onde foi erguido o novo Sesc (Rua Amador Bueno, 505) e nesse tempo, recebeu nomes como Djavan, Arnaldo Antunes, Tom Zé e Belchior.
Agora, com a Unidade definitiva, uma nova era de cultura irá se fazer valer na região. Sem mais interrupções.
Confira a programação completa deste final de semana.