Santo Amaro inaugura nova unidade do Sesc

Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene e "Casa Amarela", com Gero Camilo, entre os destaques

17/11/2011 17:29

divulgaçãoUm novo pólo cultural na Zona Sul
Um novo pólo cultural na Zona Sul

Uma cidade dentro de outra. Santo Amaro, importante – e enorme – bairro paulistano já foi independente de São Paulo. Desde 1935, no entanto, integra a metrópole, ocupando um relevante espaço na zona sul da capital paulista. A partir de 19 de novembro, um pólo de cultura promete dar nova vida ao bairro: o Sesc Santo Amaro, que ocupará o espaço onde outrora se localizou a unidade provisória.

A mais nova unidade do Sesc tem assinatura do arquiteto Edson Elito e traz um conjunto de 7,6 mil m² e 15 mil m² de área construída e investimento de R$ 51 milhões. O prédio, construído de maneira horizontal e transparente, com as diversas paredes de vidro, mezaninos e áreas interligadas, oferece aos usuários uma arquitetura acolhedora, onde é possível replanejar e adaptar o roteiro de visita à medida que se conhece o local.

O teatro com capacidade para 279 espectadores mantém o alto nível das outras unidades do Sesc, com acústica perfeita e muito conforto. Praça de convivência, comedoria, sala multiuso para oficinas e cursos, sala de Internet Livre, espaço para acesso à Internet, biblioteca, um galpão cultural para aulas abertas e exposições e quatro consultórios odontológicos fazem do espaço um oasis de riqueza sociocultural em meio um deserto de areia cinza.

Além disso, duas salas para ginástica, um conjunto aquático para recreação, duas piscinas – uma semiolímpica coberta para adultos e uma infantil, descoberta – e um ginásio poliesportivo com arquibancada retrátil para cerca de 168 pessoas garantem a imponência da nova unidade. A urbanidade desenfreada e histórica amenizada por um reduto de cultura.

Para a programação inaugural, nos dias 19 e 20 de novembro, ótimas atrações musicais, de teatro, literatura, artes visuais e oficinas.  Duo Ferragutti & Kramer, Bloco Afro Ilu Oba de Min, Chico César, Otto, Fernando Catatau, Maracatu Nação Cambinda e  Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene garantem a sonoridade de alta qualidade. Já peças como “Casa Amarela”, cujo protagonista é o ator Gero Camilo, e “Lamartine Babo”, bem como a atração circence “Nau de Ícaros” também são destaque. O poeta Sérgio Vaz também marca presença, com a atividade literária “Vem poeta”.

Para Danilo Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo, “o Serviço Social do Comércio segue cumprindo sua missão de levar bem-estar e qualidade de vida”. Ele frisa que “o Sesc promove assessibilidade, cultural, física – com construções adaptadas a pessoas com deficiência física – e social”.

A realização do sonho de inaugurar uma unidade permanente teve início em 1998. Na época, foi lançada a Unidade Provisória Sesc Santo Amaro, com o evento “Mundão”, que reuniu 1,5 mil artistas e esportistas em 120 horas de programação cultural. Durante seis anos, a unidade provisória funcionou no local onde foi erguido o novo Sesc (Rua Amador Bueno, 505) e nesse tempo, recebeu nomes como Djavan, Arnaldo Antunes, Tom Zé e Belchior.

Agora, com a Unidade definitiva, uma nova era de cultura irá se fazer valer na região. Sem mais interrupções.

Confira a programação completa deste final de semana.