São Bernardo do Campo recebe homenagem da Tom Maior

01/02/2011 10:23 / Atualizado em 30/04/2020 11:42

Quase um ano de preparação e o Grêmio Recreativo e Escola de Samba Tom Maior está pronto para entrar na avenida do carnaval 2011. A homenageada desta edição é a cidade de São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Quem assina o samba-enredo é artista Chico Spinosa, que o batizou como “Salve Salve São Bernardo, Pedaço do meu Brasil – Terra Mãe dos Paulistas!”. Até o dia oficial do desfile – 4 de março – os ensaios acontecem na quadra da escola, às terças-feiras, a partir das 21h, a R$ 10, na Barra Funda.

divulgaçãoAs cores oficiais da escola são amarelo e vermelho
As cores oficiais da escola são amarelo e vermelho

As alas que vão para os holofotes são as seguintes: “Um pouco de história… ‘Na trilha dos Tupiniquins’, “Formação de um povo”, “Natureza, água e serra do mar”, “Mazzaropi: ingênuo, simplório, campeão de bilheteria”, “Capital Social do Brasil”. A estrutura foi pensada para que fossem abordados temas da história, da migração, da política e da cultura.

Cultura, aliás,  representada pelo Cinema Vera Cruz – referência da sétima arte nacional, entre as décadas de 1950 e 1970, conforme sugere o texto publicado no site da escola.

“Foi nesta companhia cinematográfica que surgiu uma das mais importantes personalidades do cinema brasileiro: Mazzaropi, indiscutivelmente campeão de bilheteria até a década de 70 com seu universo ingênuo e simplório como a maioria dos filhos desta terra. Os brasileiros! O sonho de uma indústria de cinema dura poucos anos e entra em declínio, mas apesar do pouco tempo de vida, a Vera Cruz formou uma geração de cineastas e profissionais de cinema que marcou época e mostrou a viabilidade do cinema brasileiro. Hoje a Vera Cruz é tombada pelo Patrimônio Artístico e Cultural.”

A Escola foi fundada em 1973. Os integrantes da Tom Maior tinham como referência o carnaval carioca, mas sentiam a necessidade de dar um tom mais paulista para suas produções. O nome da escola  surgiu dos versos do sambista Martinho da Vila – música de mesmo nome: “Vai te amar a liberdade, só vai cantar em Tom Maior, vai ter a felicidade de ver um Brasil melhor”.