São Bernardo do Campo recebe homenagem da Tom Maior
Quase um ano de preparação e o Grêmio Recreativo e Escola de Samba Tom Maior está pronto para entrar na avenida do carnaval 2011. A homenageada desta edição é a cidade de São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Quem assina o samba-enredo é artista Chico Spinosa, que o batizou como “Salve Salve São Bernardo, Pedaço do meu Brasil – Terra Mãe dos Paulistas!”. Até o dia oficial do desfile – 4 de março – os ensaios acontecem na quadra da escola, às terças-feiras, a partir das 21h, a R$ 10, na Barra Funda.
As alas que vão para os holofotes são as seguintes: “Um pouco de história… ‘Na trilha dos Tupiniquins’, “Formação de um povo”, “Natureza, água e serra do mar”, “Mazzaropi: ingênuo, simplório, campeão de bilheteria”, “Capital Social do Brasil”. A estrutura foi pensada para que fossem abordados temas da história, da migração, da política e da cultura.
Cultura, aliás, representada pelo Cinema Vera Cruz – referência da sétima arte nacional, entre as décadas de 1950 e 1970, conforme sugere o texto publicado no site da escola.
- Projeto Meninos e Meninas de Rua de São Bernardo do Campo recebe apresentação da Cia Circo Bem Bolado
- Circo Bem Bolado apresenta “Leve Contrapeso” em diversos espaços de São Bernardo do Campo
- Parque Imigrantes, em São Bernardo do Campo, recebe apresentação gratuita da Cia Circo Bem Bolado
- Último trabalho de Jô Soares, Gaslight, uma Relação Tóxica faz apresentação no Teatro Lauro Gomes em São Bernardo do Campo
“Foi nesta companhia cinematográfica que surgiu uma das mais importantes personalidades do cinema brasileiro: Mazzaropi, indiscutivelmente campeão de bilheteria até a década de 70 com seu universo ingênuo e simplório como a maioria dos filhos desta terra. Os brasileiros! O sonho de uma indústria de cinema dura poucos anos e entra em declínio, mas apesar do pouco tempo de vida, a Vera Cruz formou uma geração de cineastas e profissionais de cinema que marcou época e mostrou a viabilidade do cinema brasileiro. Hoje a Vera Cruz é tombada pelo Patrimônio Artístico e Cultural.”
A Escola foi fundada em 1973. Os integrantes da Tom Maior tinham como referência o carnaval carioca, mas sentiam a necessidade de dar um tom mais paulista para suas produções. O nome da escola surgiu dos versos do sambista Martinho da Vila – música de mesmo nome: “Vai te amar a liberdade, só vai cantar em Tom Maior, vai ter a felicidade de ver um Brasil melhor”.