Documentário estreia na internet e registra a emoção de torcedores pelo mundo
O filme colaborativo “A Copa das Pessoas”, produzido pela marca esportiva Olympikus, estreia nesta quinta-feira, dia 21, exclusivamente pela internet neste site.
O documentário foi gravado durante a Copa por jovens cineastas de 32 países participantes do Mundial. O curta-metragem, de 20 minutos, tem como fio-condutor uma sequência dos sentimentos envolvidos em um jogo de futebol.
Desde o hino nacional, a expectativa do apito inicial e o nervosismo das batalhas travadas em até a explosão de um gol.
- Julho no Sesc Santo André: programação está recheada de atividades para agitar o período de férias
- Vagas para oficinas culturais gratuitas online em Rio Grande da Serra
- Coletiva Pontos de Fiandeiras estreia espetáculo “Caixa Casa Mundo – histórias re-veladas ou sobre como vencer os monstros” nesta sexta-feira
- Uma volta pela cultura árabe através dos estádios da Copa do Mundo no Catar
A edição sugere um único torcedor, uma única torcida para uma única nação.
O filme também será exibido pelo Canal pago ESPN Brasil, dia 24 de outubro, às 19h30.
http://www.youtube.com/watch?v=_D69j8YiX9s&feature=player_embedded
O Projeto
“A Copa das Pessoas” foi criado e realizado pela agência BOCA, que identificou como forte tendência mundial a construção de projetos colaborativos e com conteúdo transmídia. “Chegamos aos nomes dos cineastas pelas redes sociais e por indicações. Todos já possuem algum trabalho publicado e não hesitaram de participar de um projeto colaborativo como esse”, diz Everson Klein.
“O documentário busca retratar os momentos em que diferentes pessoas, filmadas de formas diferentes e torcendo para times diferentes se tornam muito parecidas. Tiramos a inspiração de cada uma para construir um mosaico de emoções em torno de um evento. Foi um desafio diário, jogo a jogo, para saber o que tirar de melhor de cada país participante. Trabalho que levou praticamente as 24hs do dia por causa dos diferentes fusos envolvidos no projeto”, explica.
Os cineastas receberam orientações diferentes de acordo com a fase da Copa do Mundo e do perfil da nação. Entre elas estavam a de captar as emoções como amor, raiva, superação, fé, esperança, alegria, tristeza, nervosismo e compaixão. Sentimentos que fazem do futebol uma experiência única. Com mais de 300 horas de material reunido, o equivalente a cerca de 500 DVDs, o corte final do curta-metragem envolveu um grupo de produtores, um roteirista, um montador e um jornalista, que compilaram esse material nos 20 minutos finais.