Sesc Pompeia traz “Carnaval do Arnesto”

O Carnaval de 2010 do Sesc Pompeia faz uma homenagem à obra de Adoniran Barbosa, por meio de suas histórias da cidade que mistura culturas de migrantes e imigrantes, com seus “palacetes assobradados” e suas “saudosas malocas”, povoada de personagens citados e criados pelo cantor e compositor como Joca, Mato Grosso, Iracema e Arnesto, o mais cantado de todos e o anfitrião da festa.

O “Carnaval do Arnesto” é o encontro de todos os ritmos musicais e idades; é o carnaval da diversidade paulistana, mergulhada na obra e na atmosfera adoniraniana.

Confira a programação completa:

Bloco Carnavalesco Afro Bantumix
Bloco que apresenta um repertório da música regional baiana e nordestina, interpretando hits de artistas como Gilberto Gil, Moares Moreira, Ara Ketu, Olodum, Timbalada, Margareth Menezes, Carlinhos Brown, Ilê Ayê, Daniela Mercury, entre outros. Grátis.
13/02, 15/02. Sábado e segunda, às 14h30 e 16h30.

Cordão Carnavalesco Ziriguidum
O Cordão Carnavalesco Ziriguidum vem para a Rua Central com a idéia de brincar o Carnaval, retomando a tradição dos Cordões, que são a expressão da identidade do Carnaval de São Paulo, e que traziam Instrumentos de Sopro e Metais, além da Percussão, Baliza, Porta-Estandarte e a Corte Negra, grupo que percorria o desfile trajando roupas da Corte Portuguesa. Com Oswaldinho da Cuíca e Cordão Carnavalesco Ziriguidum. Grátis.
13/02. Sábado, às 13h30, 15h30 e 17h30.

Esquenta de Carnaval: O Arnesto nos convidou prum samba ele mora no Brás: Odair Menezes e Cia
Uma Roda de Samba autêntica, comandada pelo Baluarte do Samba de São Paulo, fazendo a abertura do Carnaval do Arnesto, convidando o público a cantar o repertório do saudoso Adoniram Barbosa e Sambas Enredos que marcaram época. Com Odair Menezes e Cia. Grátis.
13/02. Sábado, às 12h.

Banda Redonda
Nascida como Banda Bandalha, a Banda Redonda foi criada pelo Dramaturgo e Ator Plínio Marcos, em 1972, em resposta à provocação dos cariocas, que costumavam dizer que São Paulo era o túmulo do samba e seus Blocos, de concreto armado. A Banda Redonda costuma desfilar apresentando um repertório de sambas enredos e sambas tradicionais e marchas carnavalescas. Grátis.
14/02. Domingo, às 13h30, 15h30 e às 17h30.

Esquenta de Carnaval – O Arnesto nos convidou prum samba ele mora no Brás: Banda Os Entrudos
A Banda “Os Entrudos” tem seu repertório baseado nas famosas Marchas de Carnaval como Abre Alas (1900), Taí (1930), O Teu Cabelo Não Nega (1932) e As Pastorinhas (1938), além de músicas do saudoso Adoniram Barbosa. Entrudos é uma referência a um tubo utilizado nos antigos carnavais para espirrar água perfumada nos foliões. Grátis.
14/02. Domingo, às 12h.

Karina Ninni e Banda Trem das Onze
A cantora Karina Ninni apresenta um repertório de músicas que fazem parte do imaginário popular do carnaval como Tico Tico no Fubá, O que é que a Baiana Tem?, Mamãe eu quero, Chica Chica Boom Chic, Chiquita Bacana, Balancê, Touradas em Madrid, Ó Abre Alas, Jardineira, Bandeira Branca, O Teu Cabelo Não Nega, Vassourinha, Me dá um dinheiro aí, Cachaça não é água não, com uma formação composta de Vocal, Cavaquinho, Violão 7 cordas, Saxofone, Trompete, Trombone e Percussão. Grátis.
14/02. Domingo, às 14h30 e às 16h30.

Esquenta de Carnaval – O Arnesto nos convidou prum samba ele mora no Brás: Carlinhos do Cavaco
O Cantor e Compositor Carlinhos do Cavaco comanda uma Roda de Samba autêntica, fazendo um grito de Carnaval, cantando o repertório do saudoso Adoniram Barbosa e de Sambas Enredos que marcaram época. Grátis.
15/02. Segunda, às 12h.

Jorjão e Seu Cordão – Bloco do Jaçanã
A diversão e a alegria dos Carnavais de salão, das Marchinhas, Pierrots, Colombinas e Rei Momo, com a animação de um Bloco de músicos foliões, que interpretam as famosas marchinhas de carnaval e animam o público, que passa a ser integrante do Bloco. Jorjão e Seu Cordão apresentam uma seleção de músicas que, ao longo dos anos, trazem a alegria para os foliões brasileiros como Tico Tico no Fubá, O que é que a Baiana Tem?, Mamãe eu quero, Chica Chica Boom Chic, Chiquita Bacana, Balancê, Touradas em Madrid, Ó Abre Alas, Jardineira, Allah-lá-o, Cidade Maravilhosa, Sassaricando, Bandeira Branca, O Teu Cabelo Não Nega, Vassourinha, Me dá um dinheiro aí, Cachaça não é água não, além das composições mais famosas do Cantor e Compositor Adoniram Barbosa, em uma formação com Vocal, Guitarra, Saxofone, Trompete, Trombone e Percussão. Grátis.
15/02. Segunda, às 13h30, 15h30 e às 17h30.

Esquenta de Carnaval – O Arnesto nos convidou prum samba ele mora no Brás: Anna Setton
Uma homenagem ao artista irreverente, célebre compositor de canções como Saudosa Maloca e Trem das Onze, entre outras composições, que fazem muita gente cantar e se divertir com o humor tão peculiar de suas músicas, em uma formação regional com Violão de 7 Cordas, Pandeiro e Clarinete e Percussão. Grátis.
16/02. Terça, às 12h.

Jica Y Turcão – Bloco Com Jeito Vai!
Canções como Turma do Funil, Doce de Coco, Máscara Negra, Bandeira Branca, Chiquita Bacana, são apresentadas pela dupla de músicos Jica Y Turcão e sua Banda de Carnaval Caipira, trazendo a diversão, a brincadeira e a alegria dos Carnavais de Rua e de Salão. Grátis.
16/02. Terça, às 14h30 e às 16h30.

Odair Menezes e Cia – Grêmio Recreativo Escola de Samba
O Baluarte do Samba de São Paulo traz para o Carnaval do Arnesto a cadência e o ritmo contagiante dos Sambas Enredos que marcaram época por meio de uma performance de Escola de Samba, com uma formação rítmica composta por Surdos, Repique, Caixa, Tamborins, Chocalho, Cavaco e Violão. Grátis.
16/02. Terça, às 13h30, 15h30 e 17h30.

Por Redação