Sesc Santana recebe “Roteiro Musical da Cidade de São Paulo”
Exposição faz parte da programação do aniversário da cidade
O encontro entre o som e a imagem, entre a informação e a recordação, entre o antigo e o contemporâneo. Tudo isso é resultado da exposição “Roteiro Musical da Cidade de São Paulo”, que fica em cartaz no Sesc Santana entre os dias 25 de janeiro e 1º de abril.
A mostra, que tem entrada Catraca Livre, apresenta documentos, áudios, discos raros, CDs, partituras, fotografias, desenhos, letras e canções que integram o acervo do Instituto Memória Brasil.
“Roteiro Musical da Cidade de São Paulo” conta a história de mais de 100 anos de músicas compostas para a cidade ambientada por “janelas”, “túneis” e “arena”, que foram criados como uma “linha do tempo” para mostrar que Sampa já foi cantada em quase três mil músicas e, pelo menos, sete mil autores.
- O amor está no ar! 5 cidades românticas e baratas perto de São Paulo
- Opções de lazer para o Dia das Crianças em São Paulo incluem atrações gratuitas em shoppings e ao ar livre, além de roteiro gastronômico
- 7 lugares românticos para viajar em São Paulo
- Trovadores Urbanos fazem cortejo musical na Feira Literária de Ribeirão Pires
“Rapaziada do Brás” (Alberto Marino/Alberto Marino Jr.), “Ronda” (Paulo Vanzolini), “Perfil de São Paulo” (Bezerra de Menezes) e “Lampião de Gás” (Zica Bérgami) são alguns dos clássicos sobre a cidade que os visitantes poderão ouvir.
A exposição que também apresentará músicas feitas para os principais times de futebol da cidade, como Corinthians, São Paulo e Palmeiras, é resultado de mais de vinte anos de pesquisa do curador Assis Ângelo.
O jornalista e estudioso da cultura popular é autor de vários livros sobre música e folclore, entre os quais ‘Pascalingundum!’ ‘Os Eternos Demônios da Garoa’, ‘A Presença do Futebol na Música Popular Brasileira’ e ‘A Menina Inezita Barroso’.