Sesc Santana recebe “Roteiro Musical da Cidade de São Paulo”

Exposição faz parte da programação do aniversário da cidade

Por Redação
23/01/2012 14:32

O encontro entre o som e a imagem, entre a informação e a recordação, entre o antigo e o contemporâneo. Tudo isso é resultado da exposição “Roteiro Musical da Cidade de São Paulo”, que fica em cartaz no Sesc Santana entre os dias 25 de janeiro e 1º de abril.

A mostra, que tem entrada Catraca Livre, apresenta documentos, áudios, discos raros, CDs, partituras, fotografias, desenhos, letras e canções que integram o acervo do Instituto Memória Brasil.

“Roteiro Musical da Cidade de São Paulo” conta a história de mais de 100 anos de músicas compostas para a cidade ambientada por “janelas”, “túneis” e “arena”, que foram criados como uma “linha do tempo” para mostrar que Sampa já foi cantada em quase três mil músicas e, pelo menos, sete mil autores.

“Rapaziada do Brás” (Alberto Marino/Alberto Marino Jr.), “Ronda” (Paulo Vanzolini), “Perfil de São Paulo” (Bezerra de Menezes) e “Lampião de Gás” (Zica Bérgami) são alguns dos clássicos sobre a cidade que os visitantes poderão ouvir.

A exposição que também apresentará músicas feitas para os principais times de futebol da cidade, como Corinthians, São Paulo e Palmeiras, é resultado de mais de vinte anos de pesquisa do curador Assis Ângelo.

O jornalista e estudioso da cultura popular é autor de vários livros sobre música e folclore, entre os quais ‘Pascalingundum!’ ‘Os Eternos Demônios da Garoa’, ‘A Presença do Futebol na Música Popular Brasileira’ e ‘A Menina Inezita Barroso’.