Som Imaginário, MarginalS, Cyro Baptista e Thiago Nunnes

Este mês, evento conta com quatro artistas de diferentes propostas musicais

O percussionista Cyro Baptista sobe ao palco no dia 10 de setembro

O projeto Instrumental Sesc Brasil, realizado no Sesc Consolação, é uma das principais vitrines da música instrumental contemporânea. As apresentações ocorrem sempre às segundas-feiras, às 19h, com entrada Catraca Livre.

No mês de setembro, ritmos variados ganham o palco, como a experimentação jazzística do MarginalS, a vanguarda de Wagner Tiso e sua trupe com o projeto Som Imaginário, e o guitarrista belo-horizontino Thiago Nunnes.

Confira a programação completa nas abas abaixo:

Som Imaginário

Dia 3, às 19h

Após 40 anos do primeiro LP do projeto “Som Imaginário” – importante disco da canção popular brasileira -, Wagner Tiso, Nivaldo Ornelas, Robertinho Silva, Luiz Alves e Tavito revisitam arranjos de canções do grupo.

O conjunto foi criado inicialmente para acompanhar Milton Nascimento, e porteriomente contou com outros integrantes em diferentes fases de sua trajetória, como Zé Rodrix e Toninho Horta.

A força rítmica do grupo se escora em na fusão entre variados ritmos, como erudito, jazz, regional e rock progressivo.

http://www.youtube.com/watch?v=uSIHL9VVKqQ&feature=related

Cyro Baptista

Dia 10, às 19h

Com carreira sólida em palcos europeus, o músico Cyro Baptista chegou à Nova Iorque em 1980 com uma bolsa de estudos para o Estúdio de Música de Woodstock. O músico é apontado como um dos percussionistas mais aclamados de seu tempo, de forma que o músico assina parcerias com nomes icônicos, como Herbie Hancock, Naná Vasconcelos, Cassandra Wilson, Paul Simon, entre outras.

Nesta apresentação, o repertório do espetáculo conta com faixas do disco “Banquete dos Espíritos”.

O músico sobe ao palco acompanhado por Romero Lubambo (violão), Chango Spasiuk (acordeon), Tim Keiper (bateria e percussão), John Lee (guitarra), Shanier Blumenkranz (baixo acústico) e participação especial de Vanessa Falabella.

MarginalS

Dia 17, às 19h

Sem fómulas musicais pré-fabricadas, o conjunto MarginalS vai contra a corrente do jazz tradicional, de forma que a sonoridade do grupo é elaborada coletivamente, a partir de ideias soltas, sempre com alta dose de experimentação.

Os músicos, grande parte deles com diversos projetos paralelos, possuem sintonia musical singular, de forma que a sonoridade passa por grooves, balanços jazzísticos e abstrações sonoroas.

A banda é composta por Marcelo Cabral (baixo acústico), Thiago França (saxofone, flauta e EWI) e Tony Gordin (bateria).

Thiago Nunes

Dia 24, as 19h

O guitarrista Thiago Nunnes apresenta repertório que reúne composições que o consagraram vencedor de importante prêmio em Minas Gerais, além do arranjo para Francisca, do compositor e instrumentista Toninho Horta.

A trajetória do músico começou aos oito anos, no Centro de Musicalização Infantil da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde mais tarde estudaria com o violonista Fernando Araújo. Nunnes já se apresentou ao lado de artistas como Guinga, Proveta, Mike Stern, Dimous Goudaroulis, Edu Ribeiro, Benjamin Taubkin, Toninho Horta, Tiago Costa, Toninho Ferragutti, André Mehmari, Mauro Rodrigues, Juarez Moreira, entre outros.

O músico é acompanhado por Christiano Caldas (piano) Frederico Heliodoro (baixo acústico) e Felipe Continentino (bateria).

Por Redação