Teatro de Dança apresenta “Tourada com Fantasmas”

De 16 a 18 de julho, o Teatro de Dança recebe Mário Nascimento e Fábio Cardia com a estreia do espetáculo “Tourada com Fantasmas”, com concepção e interpretação da dupla. A entrada é Catraca Livre.

Em sete cenas com música ao vivo executada por Cardia e composta especialmente para o espetáculo, a coreografia aborda a inquietude e as lembranças das experiências (boas, ruins, nostálgicas, engraçadas, saudosas, de prazer e dor) que acompanham as pessoas pela vida.

Tourada com Fantasmas

Existem inúmeras estratégias para a convivência entre as pessoas e seus fantasmas pessoais. Uma das mais comuns é fugir, tentar escapar. Foi o que Mário Nascimento e Fábio Cardia procuraram retratar em ESCAPADA, aclamado nos palcos do Brasil e da Europa.

Mas os fantasmas pessoais de cada um assumem formas diferentes, em épocas diferentes. E em pleno século XXI é preciso escolher novos conceitos para confrontá-los. No mundo atual, se fazem necessárias novas escolhas, pois se os fantasmas ainda nos atormentam, as arenas onde nos encontramos já não são as mesmas.

Tourada com Fantasmas (2007), a mais recente produção de Mário Nascimento e Fábio Cardia, é a metáfora da inquietação: transforma o confronto direto com nossos fantasmas pessoais em um espetáculo de arte, reunindo em uma arena dança e música ao vivo numa performance instigante e perturbadora.

divulgação
Tourada com Fantasmas

Sobre os artistas

Mário Nascimento

Mário Nascimento é coreógrafo, bailarino e professor, já tendo recebido o prêmio de “Melhor Coreógrafo’ de 1998 pela APCA – Associação Paulista dos Críticos de Arte. Iniciou seus estudos em 1978 com os mais proeminentes nomes da dança: Lermie Dale, Tony Abíbot, Fred Benjamin, Recilhá Bentefour, Ismael Guiser, Thoshie Kobayashi, Marília Franco e Luís Arrieta.

Em 1989 viajou para a Europa, aprimorando seus estudos em dança moderna. Desde essa época vem se aperfeiçoando em contemporâneo estudando técnicas como Martha Graham, Limon e Laba, entre outras. Como professor iniciou seus estudos em 1995, se especializando em técnicas de contemporâneo. Para esse aperfeiçoamento realizou estudos de artes marciais, atletismo e composição de ritmos musicais, que contribuíram para o desenvolvimento de sua própria técnica.

Entre 1995 e 1996 foi assistente de direção e coreógrafo do Cisne Negro Cia. de Dança onde compôs duas obras: SETE POR 7 e MARACATU DE CHICO REI. Essas coreografias fazem parte do repertório internacional da Companhia. Em 1997 foi convidado pelo centro coreográfico da comunidade franco-belga para ministrar aulas na Charleroi Danse, de Bruxelas, fazendo parte do corpo docente da mesma.

Em 1999, recebeu o prêmio APCA pelos trabalhos Arerê (Qualidade Artística) e Escapada (Melhor Coreógrafo). Em 2001, a convite de curadores internacionais, se apresentou numa turnê pela Europa (Holanda, França e Bélgica), dando início ao arrojado projeto de dirigir uma companhia própria – a Cia. Mário Nascimento. Atualmente, além de dirigir a Cia. que leva seu nome, coreografa para as mais renomadas companhias de Dança do país, como Balé da Cidade de São Paulo, Cisne Negro, Camaleão, Ballet Teatro Castro Alves, Carlota Portela, entre outras.

Fábio Cardia

Fábio Cardia é maestro, compositor, produtor musical e multi-instrumentista. Ganhou o prêmio inédito da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte de São Paulo – de Melhor Trabalho de Dança de 2004 pelo CD “SOMA  Dança + Música”. Mais do que um CD, era um manifesto de amor à relação entre dança e música, que incluía músicas compostas para o Balé Teatro Castro Alves da Bahia, para o Grupo Raça de São Paulo, Cia Gestus de Araraquara – SP e a trilha sonora de ESCAMBO, da Cia MN de Belo Horizonte.

Cardia é um dos mais requisitados compositores da área de dança do país, se notabilizou nas composições para as principais companhias do Brasil, como Balé da Cidade de São Paulo, Cisne Negro, Balé Teatro Guaíra, Ballet Teatro Castro Alves, Carlota Portela, Renato Vieira, Balé de São José do Rio Preto, já tendo participado de eventos como Festival de Inverno de Campos do Jordão e “Comfort em Dança”, “Mercosul Cultural”.

Atualmente é diretor musical e integrante fixo da Companhia MN de Mário Nascimento. Aos 33 anos já possui um currículo de atuação em praticamente todas as áreas que envolvem música e produção musical, além de ser professor nas cadeiras de criação da ESPM (Graduação e MBA) e Comunicação em Marketing na Pós-Graduação de Marketing da Universidade Mackenzie.

Premiadíssimo no Brasil e no exterior, tem seu trabalho reconhecido em mais de 10 países (Inglaterra, Bélgica, Alemanha, Estados Unidos, Israel, entre outros). Seus trabalhos e suas pesquisas receberam elogios dos jornais “The New York Times” e “The Times” de Londres como “vanguarda da criação, contemporaneidade em estado de arte” e “um moderno idioma via Brasil com a mais típica exuberância”.

Por Redação