“Vitrines do Metrô” em mostra ao ar livre na estação Trianon-Masp

Projeto do Museu de Arte de São Paulo (Masp) e do Metrô, o Vitrines do Metrô tem curadoria da artista plástica Regina Silveira e traz obras de artistas contemporâneos ao público que circula pela estação Trianon. A mostra ao ar livre fica em cartaz até o dia 20 de maio.

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Obra de Yara Dewachter
Créditos: yara dewachter
Obra de Yara Dewachter

Na primeira mostra de 2012 Daniel Caballero apresenta ‘Diorama – Ser humano pensando sua natureza’ e Yara Dewachter capta cenas amorosas e as revela em ‘mi último fracaso es tu amor’.

Daniel Caballero

Diorama – Ser humano pensando sua natureza – 2012

Tipicamente encontrados em museus de História Natural, os dioramas são construídos por paisagens pintadas, animais empalhados e esculturas retratando cenas de eventos históricos e lugares distantes.

Daniel Caballero ocupa a vitrine com um diorama irônico e paródico, criado com peças que resultam da catalogação de elementos funcionais, estéticos e ambientais extraídos do entorno da estação Trianon-Masp. Nesta instalação, o artista utiliza um manequim, caixas de papelão, desenhos, grama sintética e objetos variados.

Daniel Caballero vive e trabalha em São Paulo, com atuação diversificada: ilustrações, pinturas, histórias em quadrinhos e instalações. Crédito: Daniel Caballero (fragmento da instalação na vitrine).

Yara Dewachter

“mi último fracaso es tu amor” – 2012

Os vidros da vitrine estão vedados, cobertos por um adesivo escuro. O interior do espaço só pode ser visto – ou espiado – através de pequenos buracos. Yara propõe que o público desvie sua trajetória instigado pelo ato de espiar. No interior da vitrine o olhar curioso desvenda cenas de amor recolhidas pela artista nos ambientes do metrô ou à sua volta, primeiro transformadas em desenhos e a seguir em inusitado papel de parede.

A instalação utiliza vinil adesivo, tubos de pvc, papel de parede.

Yara Dewachter vive e trabalha em São Paulo. Entre outras atividades, desde 2010 coordena o grupo “Aluga-se”, em inúmeras exposições e intervenções. Crédito: Yara Dewachter (estudo para a instalação na vitrine).

Por Redação