Dos lugares ligados à memória do Rio, o Parque Lage é um dos meus favoritos. O lugar favorece, claro. Aos pés do Corcovado e próximo da Lagoa Rodrigo de Freitas, em meio a um jardim de tirar o fôlego, o lugar encanta pela beleza e diversidade. Dá para fazer trilha, aula de yoga, ver exposições e até comer muito bem.

Parque Lage é um dos espaços mais lindos do Rio

Créditos: Alan Franco

Parque Lage é um dos espaços mais lindos do Rio

Entrando no palacete, a piscina é um dos pontos mais fotografados - rola até uma fila nos dias cheios! Ao fundo, o Bistrô Lage oferece café da manhã num horário bem carioca: vai até às 16h! O conselho é chegar antes das 10h nos finais de semana para conseguir uma mesa e aproveitar com calma o passeio. Só fique atento ao preço, que não é dos mais acessíveis. Uma opção que serve bem de duas a três pessoas com iogurte, frutas, cesta de pães, queijo, presunto, bebidas, geleia, manteiga, requeijão e bolo sai por R$ 76.

O passeio pelo jardim vale muito também! Caminhar ao redor do lago e das ilhas artificiais é bem bucólico e romântico. Pontes, um coreto e uma gruta completam a paisagem - são de argamassa, imitando rochas e troncos de árvores, mas é bem bonito. No mesmo formato, tem ainda cavernas artificiais com aquários incrustados nas paredes.

Os jardins ao redor da casa fazem parte do Parque Nacional da Tijuca. De lá, uma trilha fácil de encontrar e com cachoeiras no caminho leva até o Cristo Redentor. Agora, calma lá! O trajeto começa bem tranquilo e agradável, mas, passadas as cascatas, fica íngreme e escorregadio, além de ter trechos de "escalaminhada". Leva 1h45 ao todo. Não recomendo que ninguém vá sozinho ou despreparado, ok? Tem muitos guias que fazem trilhas e podem fazer o passeio ser mais tranquilo.

O Parque Lage funciona diariamente, inclusive feriados, das 8h às 17h. Durante o horário de verão, até as 18h. A entrada é sempre Catraca Livre. Tem espaço para fazer piquenique, yoga, aproveitar com as crianças nos parquinhos. Tem estacionamento no local.

Conheça parques que são verdadeiros oásis no meio do caos carioca

Imagem Autor

Jornalista enraizada na cultura, caçadora de arte e badalação nas capitais ensolaradas desse Brasil, entusiasta da cena noturna e fervida por natureza.

+ posts do autor

Parque Lage

A partir de
01 Nov

das 08:00 às 17:00 

Parque Lage
Rua Jardim Botânico, 414 Jardim Botânico - Sul Rio de Janeiro - RJ
Catraca Livre