Rio Gastronomia deixa agosto mais saboroso com quitutes e aulas
O maior festival de gastronomia do país chega a sua 5ª edição trazendo várias delícias à Cidade Maravilhosa. O Rio Gastronomia acontece de 1º a 30 de agosto: nos primeiros 20 dias, o evento acontece simultaneamente em mais de 400 restaurantes do Rio, com menus especiais. Já entre os dias 20 a 30 do mês, atividades como aulas e oficinas de culinária acontecem no Jockey, que também conta com área de convivência para o público. A participação nas atividades é aberta e gratuita a todos; para as aulas, é necessário realizar inscrição prévia. Saiba mais no site do Rio Gastronomia.
O espaço do Jockey recebe o Circuito Rio Gastronomia, com quiosques de vários restaurantes premiados, Feira dos Sabores, que expõe o que há de melhor na produção familiar fluminense, e área de confraternização. Neste ano, o evento conta com duas grandes novidades: a Feira de Cachaça e a Horta Sustentável.
Fora do Jockey, acontecem o Roteiro Gastronômico, com menus especiais nos restaurantes participantes, e o concurso Feijoada Nota 10. Para celebrar a boa gastronomia, o festival realiza o Prêmio Rio Show de Gastronomia, que premia os melhores restaurantes, chefs, bares, lanchonetes, garçons, sommeliers, no dia 20 de agosto.
- Brasil tem 8 restaurantes entre os 100 melhores da América Latina
- Peru Week tem pacotes de viagem para a terra de Machu Picchu a preços promocionais
- Aruba: 5 motivos para viajar diferentes dos que os blogueiros mostram
- Do Pacífico aos Andes, uma imersão na gastronomia peruana
Esta edição convida cerca de 20 chefs que ministram aulas para o público. Entre eles, Andrea Henrique, especialista em culinária vegana, Manu Zappa, que já liderou a cozinha do Hotel Hilton, em Londres, Olivier Cozan, mestre em crepes, Pedro de Artagão, vencedor na categoria “melhor doce”, na edição de 2014, Roland Villard, único chef da América Latina a integrar a Academia Francesa de Culinária, e Luca Gozzani, conhecido por seus tartares no Fasano al Mare, entre tantos outros.
As aulas também são variadas e abordam assuntos como a diversidade e os usos das farinhas, oficina de culinária infantil, benefícios do azeite, cozinha detox, comidas de rua, sabores da Nova Zelândia, “cozinhaterapia” e a arte dos brigadeiros, entre outros.
Para conferir a programação completa, acesse o site do Rio Gastronomia.
Abra o apetite: