Documentário revela o mistério do samba portelense
O documentário “O Mistério do Samba” (2008) começou a ser filmado dez anos antes de seu lançamento, em 1998. Dirigido por Carolina Jabor e Lula Buarque de Hollanda, o filme retrata a história e o cotidiano dos integrantes da Velha Guarda da Portela e como suas vivências tornam-se inspiração para suas composições.
As gravações tiveram início durante a pesquisa da portelense Marisa Monte sobre a obra dos integrantes da Velha Guarda da escola. A intérprete propõe-se a resgatar sambas esquecidos, que existem apenas na memória – tendo em vista que muitas letras e melodias, criadas em rodas de samba, perderam-se por falta de registros.
Acompanhando este processo da intérprete, o documentário registra mais do que os bastidores da busca musical de Marisa. As gravações e ensaios dos sambas – que entrariam para o repertório do disco “Tudo Azul”, produzido pela cantora -, dão início a um filme que se desdobra em algo maior: um registro sobre quem faz o samba e não o samba em si.
- Tour revela os bastidores da Catedral de Colônia, na Alemanha
- Festival de Inverno em Paranapiacaba apresenta mais música e arte neste fim de semana
- Após tragédia do submarino, este documentário está bombando na Netflix
- Projeto de samba exalta o gênero em shows, bate-papos e culinária típica entre março e abril no SESC Santo André
O documentário sobre a Velha Guarda da Portela, que detém 21 conquistas no Carnaval do Rio de Janeiro, a maior vencedora do Carnaval carioca, fez parte da seleção oficial da 61ª edição do Festival Internacional de Cannes.