UESP realiza evento para celebrar o Dia Nacional do Samba

Por: Redação
01 de dezembro de 2019

20h

Preço: Gratis
Local: UESP – União das Escolas de Samba Paulistanas
R. Rui Barbosa, 588 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01326-010, Brasil
Mais informações:
Telefone: (21) 2265-9933
Site: http://www.funarte.gov.br/espaco-cultural/teatro-cacilda-becker/

A União das Escolas de Samba Paulistanas (UESP) promove evento para celebrar o Dia Nacional do Samba em sua sede na Bela Vista. O evento gratuito tem início às 20h do domingo, dia 1 de dezembro, e vai até às 6h da segunda-feira, dia 2 de dezembro, data em que é celebrado o Dia Nacional do Samba.

Leandro Lima
 Dia Nacional do Samba é celebrado na Bela Vista

A festa começa com uma tradicional roda de samba, reunindo baluartes e representantes da nova geração, entoando o melhor do partido-alto, samba enredo e de roda. O evento traz ainda festival gastronômico, a escolha de novos integrantes da Embaixada do Samba e o concurso de Cidadão e Cidadã Samba. Ainda há espaço para homenagens póstumas a Inocêncio Mulata, Madrinha Eunice, Geraldo Filme, Pé Rachado e Xangô da Vila Maria.

Já na madrugada de sexta para sábado, a tradicional louvação começa quando uma vela é acesa e dá início à “vigília do samba”. Após a alvorada – que acontece assim que o sol nasce -, a programação inclui uma missa e a leitura da “Carta do Samba”, registro histórico do primeiro encontro de sambistas, realizado em 1962 em exaltação a cultura popular brasileira.

Mais sobre a UESP

Fundada em 10 de setembro de 1973 com o objetivo de unir as escolas de samba e blocos carnavalescos da cidade de São Paulo e representá-los junto ao poder público, a Uesp é membro do Conselho Municipal de Cultura e filiada à Confederação Brasileira de Escolas de Samba.

Presidida por Alexandre Magno, o Nenê, a entidade é responsável pelos desfiles oficiais das escolas de samba paulistanas no Sambódromo do Anhembi e em diversos bairros da cidade, atraindo grande público.

Além de organizar os desfiles, a “Matriz do Samba” desenvolve projetos em conjunto com suas filiadas visando a construção e o fortalecimento das comunidades e a valorização da cultura popular brasileira através de diversos eventos como o “Dia Nacional do Samba”, escolha do Cidadão e Cidadã do Samba Paulistano, concurso “Repinique de Ouro e Rainha do Samba”, além de cursos para formação de jurados e oficinas profissionalizantes.

+ Samba SP:

Compartilhe:

Tags:#Samba