1 em cada 4 pessoas morrem de doenças evitáveis, diz pesquisa
De acordo com um instituto britânico especializado em estatísticas, uma em cada quatro pessoas morrem de doenças que poderiam ser evitadas por um estilo de vida mais saudável. Os dados caracterizam 23 % das mortes na Inglaterra e no País de Gales.
Os dados se referem ao ano de 2013 e, em números brutos, significam 114.740 mortes evitáveis dentro de um total de 506.790 mortes. A pesquisa ainda faz uma alerta aos homens: 60% de todas as mortes evitáveis entre 2001 e 2013 acontecerem com homens.
A maioria das mortes é causada por doença arterial coronariana (responsável pelo ataque cardíaco), que atinge na mesma proporção homens e mulheres. Já o câncer de pulmão tem maior número de casos entre mulheres.
O artigo publicado pelo Daily Mail explica que o termo “morte evitável” refere-se à perda da vida quando intervenções de saúde pública, vacinas ou mudanças de estilo de vida poderiam ter feito a diferença. A prevenção, por exemplo, seria não fumar, adotar uma dieta saudável e praticar exercício regularmente.
“Depois de uma dieta saudável, ser fisicamente ativo, parar de fumar e manter os níveis de pressão arterial e de colesterol saudáveis podem ajudar a reduzir suas chances de desenvolver doenças cardíacas”, disse Doireann Maddock, enfermeira cardíaca da Fundação Britânica do Coração.