10 alimentos que ajudam a controlar a gastrite
Queimação, dor incômoda no alto da barriga e enjoos acompanhados ou não de vômito estão entre os sintomas da gastrite – a inflamação na mucosa do estômago. As pessoas que têm gastrite precisam seguir algumas restrições alimentares, como evitar alimentos ácidos e gordurosos, entre eles frutas ácidas, vinagre, café e frituras.
No entanto, vários hábitos alimentares não agridem o sistema digestivo e até mesmo ajudam a controlar a doença e, em alguns casos, auxiliam na recuperação da ferida na parede do estômago. O site Minha Vida publicou uma lista com 10 dicas para controlar a gastrite e resolvemos replicar por aqui.
Confira alguns deles:
- Descubra por que este tipo de exercício ajuda a diminuir a fome
- Esta bebida consumida sem açúcar reduz o risco de demência, diz estudo
- Superbet: Aproveite as Superodds para Portuguesa x Fluminense
- ITA oferece cursos de graça e 100% online com opção de certificado
Hábitos na mesa
A nutricionista Carla Fiorillo indica que sejam feitas de quatro a cinco refeições por dia – com calma, em poucas quantidades. Outra dica, da nutricionista Andréia Ceschin de Avelar, é comer bolachas de água e sal ou maisena (nada de bolachas recheadas, pois são muito gordurosas) e frutas nos intervalos das refeições, para evitar que o estômago fique vazio (já que, quando vazio, o suco gástrico corroerá suas paredes, agravando a ferida).
Hortelã e alecrim
Os chás dessas ervas são poderosos aliados da boa digestão. A nutricionista Carla Fiorillo conta que eles também são calmantes digestivos, já que diminuem a acidez do estômago. Com isso, eles atenuam azias, gases e cólicas. Para um efeito mais satisfatório, o ideal é que eles sejam tomados 30 minutos antes das refeições.
Frutas não ácidas
Laranja lima, banana, maçã, pêra, goiaba e mamão estão na lista de frutas liberadas, já que não agridem o estômago. Os seus sucos também podem ser ingeridos sem medo. A quantidade indicada pela nutricionista Andréia Ceschin de Avelar é de quatro a cinco porções por dia no café da manhã, no meio da manhã, como sobremesa do almoço, entre almoço e jantar e outra no jantar, sendo cada porção uma fruta ou uma fatia.