10 doenças silenciosas para ficar atento
Muitos se preocupam ao menor sinal de tosse, espirro ou dores corporais. Estes sinais são alertas de que algo não está bem em seu organismo e precisa de tratamento para não piorar.
Mas frequentemente os sintomas são visíveis. Estes problemas são mais preocupantes quando decorrentes das chamadas doenças silenciosas, que podem ficar escondidas durante anos e surgir de repente, podendo inclusive levar a óbito.
Abaixo, listaremos as 10 principais doenças silenciosas mais difíceis de identificar! Fique atento à elas!
- Ingrediente encontrado em ultraprocessados aumenta risco de depressão
- Este sintoma incomum ao dormir pode indicar doença cardíaca séria
- Estes sinais podem indicar doença silenciosa no fígado
- Os 4 primeiros sintomas de demência para ficar atento
Doenças silenciosas
1. Depressão
A depressão começa como um cansaço extremo e total falta de ânimo, desencadeando uma tristeza profunda, sedentarismo e abuso de álcool e alimentos.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), de cada 100 casos, 15 deles terminam com pacientes colocando fim a própria vida. Isso ocorre por que somente 30% deles conseguem um diagnóstico precoce e são tratados de forma adequada.
2. Hepatite C
Já a hepatite C é considerada a doença silenciosa mais sorrateira. Ela pode ficar incubada por mais de 20 anos, sem ser percebida. Seus sintomas são de difícil diagnóstico e, por isso, deve-se tomar bastante cuidado, pois ela vagarosamente compromete o fígado e pode levar ao comprometimento da função hepática, à cirrose (mesmo que seu portador sequer consuma bebidas alcoólicas) e ao desenvolvimento de câncer.
Leia a matéria completa no Blog do Consulta do Bem!