13 dicas para acabar com o estresse e ter uma vida mais equilibrada

Algumas dicas, além é claro do tratamento adequado com um profissional especializado, ajudam a lidar melhor com o estresse

Com as mudanças na rotina moderna, a ansiedade e o estresse se tornaram cada vez mais comuns no nosso dia-a dia. Além de desgaste psicológico, essas condições prejudicam a qualidade de vida, podendo causar inclusive males físicos.

Algumas dicas, além é claro do tratamento adequado com um profissional especializado, ajudam a lidar melhor com o estresse, mantendo sua saúde em dia e alcançando maior equilíbrio em sua vida.

Panic attack in public place. Woman having panic disorder in city. Psychology, solitude, fear or mental health problems concept. Depressed sad person surrounded by people walking in busy street.
Créditos: Tero Vesalainen/iStock
Panic attack in public place. Woman having panic disorder in city. Psychology, solitude, fear or mental health problems concept. Depressed sad person surrounded by people walking in busy street.

1 – Mantenha uma boa rotina de sono

O ideal é dormir oito horas por dia para manter seu organismo saudável. O sono é indispensável para repor as energias, descansar o corpo e a mente e até melhorar seu humor, já que a falta de descanso pode gerar reações como irritação e impaciência.

2 – Pratique exercícios regularmente

Além de servir como válvula de escape, ao praticar uma atividade física seu corpo libera hormônios que contribuem para o seu bem-estar, diminuindo assim o estresse e proporcionando uma sensação de relaxamento ao final do dia.

3 – Atividades relaxantes são uma boa alternativa

A adoção de atividades e práticas complementares como yoga, acupuntura ou meditação pode ser de grande ajuda para reduzir o estresse. Elas envolvem silêncio e tranquilidade para chegar a um alto nível de repouso e calma (no caso da yoga ou meditação) e estimulam pontos essenciais do corpo (no caso da acupuntura) tanto para mente quanto para o corpo.

4 – Mantenha sua mente ocupada

Em meio a pensamentos negativos,sobre problemas e aflições, procure algo para manter sua mente positiva. Tenha e pratique novas ideias, crie, use seu pensamento para o seu próprio bem.

5 – Faça o que te faz bem

Que tal separar um tempo para o lazer? Divirta-se e se distraia com seus hobbies. Esportes, música, artes manuais, cinema ou natureza: aproveite seu momento de ser você mesmo fazendo o que gosta, seja qual for o seu gosto ou estilo.

6 – Organize seu espaço

Você sabia que a forma como está organizado o ambiente em que você vive pode influenciar o seu comportamento? Manter seu cantinho organizado, além de poupar o tempo de procurar coisas em meio a bagunça, ajuda a transmitir uma sensação de tranquilidade e satisfação consigo mesmo.

7 – Cuide da sua alimentação e hidrate-se

Ao ingerir alimentos saudáveis, o corpo absorve nutrientes importantes para a manutenção do nosso bem-estar geral. Além disso, uma alimentação equilibrada traz diversos benefícios a saúde física e mental. Mas não se esqueça também de se manter hidratado para o bem do seu organismo!

8 – Busque satisfação em seu trabalho

Procure trabalhar com o que você realmente gosta. Mas, caso não seja totalmente possível neste momento ou por um tempo, evite se sobrecarregar e reserve sempre um tempo para descansar seu corpo e a mente.

9 – Fuja de vícios

Todo hábito em excesso é prejudicial. Vale essa mesma observação também para as redes sociais. O seu uso deve ser equilibrado, já que afeta diretamente o convívio social e pode influenciar na autoestima e nas relações pessoais, contribuindo para a ansiedade e estresse.

10 – Corte o mal pela raiz

Se você souber as principais causas do seu estresse, mantenha distância, se puder. Tente, dentro do possível, eliminar situações, tarefas, e até mesmo o contato com pessoas e situações que possam ser prejudiciais a sua saúde mental. Colocar-se como prioridade é autocuidado.

11 – Evite procrastinar

Diminua o hábito de “deixar para amanhã o que se pode fazer hoje”. O acúmulo de tarefas pode causar ou piorar o estresse em meio à sensação de sufocamento e perda de controle sobre suas atividades.

12 – Desacelere

Rapidez nem sempre representa qualidade. Em vez de correr com as tarefas ou fazer várias delas ao mesmo tempo e sem a concentração necessária, prefira fazer com calma para não acabar tendo que reiniciar todo o trabalho por insatisfação com o resultado final.

13 – Saiba a hora de procurar ajuda profissional

Se o estresse estiver intenso a ponto de atrapalhar sua rotina e representar um risco mais alto à sua saúde, não hesite em procurar ajuda. Lembre-se, seu bem-estar também conta com o seu apoio para se manter 100%!