14 planos de saúde são suspensos após reclamações de usuários

A proibição da venda começa a valer no próximo dia 13, mas a ANS garante que os usuários não serão afetados

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) suspendeu temporariamente a venda de 14 planos de saúde de cinco operadoras, em todo o país. O motivo é a alta taxa de reclamações dos usuários relacionadas à cobertura assistencial.

A agência informou que esses planos atendem a 62.704 beneficiários, mas que eles não serão afetados.

A proibição da venda começa a valer no próximo dia 13 e esse planos só poderão voltar a ser comercializados para novos clientes se as operadoras apresentarem melhora durante o período de monitoramento realizado pela ANS.

Veja aqui a lista de planos suspensos.

A ANS também divulgou a lista de planos que haviam sido suspensos e poderão voltar a ser comercializados. Consulte aqui.

Controle da ANS

Planos de saúde são avaliados periodicamente pela ANS
Créditos: MesquitaFMS/istock
Planos de saúde são avaliados periodicamente pela ANS

Para garantir um atendimento de qualidade, a ANS monitora as reclamações e divulga os resultados trimestralmente. Elas se referem ao descumprimento dos prazos máximos para realização de consultas, exames e cirurgias ou negativa de cobertura assistencial. A partir dessas informações, as operadoras são classificadas em faixas, possibilitando uma análise comparativa entre elas e acarretando a suspensão da comercialização dos planos mais reclamados.

Como registrar uma queixa sobre seu plano de saúde

Todo usuário que estiver insatisfeito com o serviço prestado pelo seu plano de saúde pode registrar queixa em diferentes canais de comunicação da ANS. Confira abaixo os meios possíveis:

Disque ANS: 0800 701 9656
Formulário eletrônico no site ans.gov.br
Central de atendimento para pessoas com deficiência auditiva 0800 021 2105
Além de 12 núcleos para Atendimento Presencial