16 mitos e verdades sobre o câncer

14/05/2018 21:33 / Atualizado em 21/05/2018 00:33

O câncer já é a primeira causa de morte em 516 das 5.570 cidades brasileiras. É o que aponta um estudo divulgado recentemente pelo Observatório de Oncologia.

Câncer é primeira causa de morte em 10% dos municípios brasileiros
Câncer é primeira causa de morte em 10% dos municípios brasileiros - Getty Images/iStockphoto

A pesquisa mostra que a maior parte das cidades brasileiras onde o câncer aparece como principal causa de morte está localizada em regiões mais desenvolvidas, justamente onde a expectativa de vida e o IDH (Índice de Desenvolvimento Humanos são maiores). Dos 516 municípios onde os tumores mais matam, 80% ficam no Sul (275) e Sudeste (140), enquanto o Nordeste concentra 9% dessas localidades (48); o Centro-Oeste, 7% (34); e o Norte, 4% (19).

O estudo ainda faz um grave alerta: em pouco mais de uma década as chamadas neoplasias serão responsáveis pela maioria dos óbitos em todo o país.

O Instituto Oncoguia esclarece alguns mitos e verdades sobre o câncer:

O câncer é hereditário?

Mito – De forma geral, o câncer não é hereditário. Há apenas alguns raros casos que são herdados, como o retinoblastoma, um tipo de câncer nos olhos que ocorre em crianças. Entretanto, existem alguns fatores genéticos que tornam determinadas pessoas mais sensíveis à ação de carcinógenos, que são os agentes que provocam o desenvolvimento de um câncer ou tumor maligno no organismo, o que explica porquê algumas dessas pessoas desenvolvem câncer e outras não, quando expostas a um mesmo carcinógeno.

O câncer é contagioso?

Mito – Mesmo o câncer causado por vírus não é contagioso, ou seja, não passa de uma pessoa para a outra por contágio como ocorre, por exemplo, com resfriados. No entanto, alguns vírus, como os da hepatite B ou o HPV, podem ser transmitidos pelo contato sexual, através de transfusões de sangue ou de uso compartilhado de seringas contaminadas para injetar drogas.

O tabaco causa apenas câncer de pulmão?

Mito – Fumar é a principal causa do câncer de pulmão, laringe, faringe, cavidade oral e esôfago. No entanto, também está relacionado com o desenvolvimento de câncer de bexiga, pâncreas, útero, rim e estômago, além de algumas formas de leucemia.

Charutos e cachimbos provocam menos câncer de pulmão que cigarros comuns?

Mito – Tanto os cigarros como os charutos e fumo para cachimbos consistem em folhas de tabaco secas. Entre as 5.700 substâncias identificadas no tabaco e na sua fumaça, cerca de 60 são comprovadamente cancerígenas. Como há mais fumantes de cigarros do que de charutos e cachimbos, a ocorrência de câncer pelo consumo de cigarro é maior, no entanto charutos e cachimbos são igualmente perigosos.

Câncer de pele é mais comum em pessoas acima de 40 anos?

Verdade – Os efeitos nocivos do sol são cumulativos, por isso é comum que o câncer de pele apareça após os 40 anos de idade.

Pessoas afrodescendentes não correm risco de ter câncer de pele?

Mito – Qualquer pessoa pode ter câncer de pele, não importando a raça ou idade. No entanto, aquelas com maior concentração de melanina na pele, como as pessoas afrodescendentes, apresentam menor incidência de câncer de pele. Embora seja mais raro, pode aparecer principalmente na palma das mãos ou na planta dos pés. Por isso, todos devem se proteger do sol, usando chapéus e filtros solares adequados.

O uso de filtro solar protege contra todos os tipos de raios ultravioleta?

Mito – Nem todos os filtros solares oferecem proteção completa contra raios UVB e UVA. O problema é que radiações como as infravermelhas não são bloqueadas pelos filtros solares. Portanto, procure usar um filtro solar com FPS a partir de 30 e que tenha proteção contra ambas as formas de raios UV.

A maior incidência de câncer de pele ocorre na cabeça, no rosto e no pescoço?

Verdade – Isto porque são as áreas mais expostas à radiação solar. A recomendação é utilizar protetor solar e chapéus ou bonés.

Encontrei um nódulo no meu pescoço. É câncer?

Mito – O autoexame da tireoide é muito importante para detectar nódulos precocemente. No entanto, localizar um nódulo nessa glândula não significa que você esteja com câncer. Procure seu médico que irá examinar e solicitar exames para realizar um diagnóstico certeiro e eventualmente o tratamento do nódulo encontrado. A maioria dos nódulos achados na tireoide são benignos.

Hipotireoidismo ou hipertireoidismo são sintomas do câncer de tireoide.

Mito – Todas as pessoas que têm alguma alteração na anatomia ou função da glândula tireoide devem consultar um médico e realizar os exames para diagnosticar esta alteração. O hipo e o hipertireoidismo não estão relacionados com aparecimento de câncer.

Se eu faço o autoexame de mamas todos os meses não preciso fazer mamografia?

Mito – Normalmente, se você fizer o autoexame todos os meses e visitar seu médico anualmente, uma mamografia por ano é suficiente. A American Cancer Society (ACS) recomenda a mamografia, junto com o autoexame e o exame clínico feito por um profissional de saúde como forma de diagnosticar precocemente o câncer de mama. No Brasil, existe a lei 11.664, de 2010, que prevê a realização de mamografias em todas as mulheres a partir dos 40 anos de idade.

Amamentar protege o peito do câncer de mama?

Verdade – Quando o bebê mama, as células mamárias produzem leite e se multiplicam menos, o que reduz o risco de contrair a doença.

Desodorante antiperspirante causa câncer de mama?

Mito – Esse é um boato que circula na Internet, mas nada tem de verdadeiro. Não existem pesquisas ou estudos que demonstrem haver qualquer relação entre o uso de desodorantes e câncer de mama. O que pode acontecer é a obstrução de algumas glândulas sudoríparas, mas isso não afeta a mama.

A frequência sexual interfere na ocorrência de câncer de mama?

Mito – Não. Especialistas afirmam que não há relação alguma entre a frequência sexual e o surgimento do câncer. É importante mencionar que a atividade sexual não ajuda a proteger as mamas contra o câncer. O que protege contra doenças mamárias é a gravidez e a lactação.

Voar de avião ou ficar sempre perto de antenas de celulares e torres de energia aumenta o risco de desenvolver câncer?

Mito – Não há nenhuma comprovação científica de que radiação de celulares, eletromagnéticas, micro-ondas e aviões possam causar tumores. Até o momento, os estudos feitos para determinar a relação desses tipos de radiação com o aparecimento de câncer não mostraram nenhuma evidência de que isso ocorra. Mas, o assunto permanece “em aberto” e mais pesquisas são necessárias para se chegar a uma conclusão. É importante ressaltar que a radioatividade em altas concentrações representa riscos para desenvolver um câncer.

Alimentos cozidos em forno de micro-ondas provocam câncer?

Mito – As micro-ondas não tornam o alimento radioativo, nem apresentam risco de exposição às radiações desde que usadas de acordo com as instruções do fabricante. A exposição a altas doses de micro-ondas pode provocar queimaduras ou catarata nos olhos, mas a pequena quantidade que pode vazar de um forno caseiro não deve causar problemas.

Com informações da Agência Brasil e o Instituto Oncoguia