24 horas na cabeça de uma pessoa ansiosa

Texto escrito por Ana Maria Marton e publicado no Superela

Por Superela
29/05/2017 12:44

Sou uma ansiosa que, além de tudo, tem déficit de atenção e (muita) hiperatividade. Alguns dias, as 24 horas passam voando – e quando se vê, já se passaram 24 horas três vezes. Outras vezes, parece que demora incansáveis 560 horas para acabar um só dia. E você se afunda na cama para tentar dormir e acelerar o processo, ajudar sua cabeça, sua mente, mas você só consegue sentir o coração palpitando no peito.

Viver ansiosa é assim: é viver se planejando para fazer tudo o que quer fazer da melhor maneira possível. É planejar tudo na mente tão perfeitamente, que dá quase pra fechar diagnóstico de TOC [transtorno obsessivo-compulsivo] junto. Só que na hora da ação você fracassa. Em tudo. De tanto que tenta ser boa em tudo, para todo mundo. De tanto que você teme em falhar, você só falha! Porque sua cabeça nunca está no agora. Você quer fazer uma coisa perfeita já pensando no próximo passo quando o primeiro estiver perfeito. E aí, nessa ânsia, já pula para o segundo passo sem terminar o primeiro. E falha.

Ansiedade
Ansiedade

Você quer uma mesa de estudos perfeitamente organizada, digna da pessoa que você é! Mas enquanto estuda pega esse papel, aquele caderno com aquela anotação, procura a régua que sumiu, lembra-se de anotar uma coisa importante no calendário, mas precisa da caneta verde, e não da rosa! E lembrou-se de uma lista nova que estava havia tempos querendo fazer. Aí finalmente dá o play na vídeo-aula. Três minutos, stop. Anota o que é importante, lixa a unha. Nossa que sede.

Será que abriu a inscrição praquela prova de residência que eu estava esperando? Melhor ver agora, vai que eu perco… Ah, lembrei que preciso contar pra minha mãe que acertei com o cara da van pro dia da formatura. Quinze minutos no telefone. Meu coração tá acelerando, acho que o remédio tá começando a fazer efeito. FOCO! Eu grito na minha mente. Que mania de dar mil voltas e não sair do lugar. Play na aula. Agora vai.

Ansiedade
Ansiedade

Continue lendo aqui: 24 horas na cabeça de uma pessoa ansiosa