2º Encontro Nacional da Síndrome de Ondine traz especialistas a São Paulo

27/11/2014 18:01 / Atualizado em 04/05/2020 15:14

Diversos especialistas vêm a São Paulo para discutir a Síndrome de Ondine na Anhanguera
Diversos especialistas vêm a São Paulo para discutir a Síndrome de Ondine na Anhanguera

O Centro Universitário Anhanguera de São Paulo – unidade Brigadeiro – sedia neste sábado, dia 29, das 8h às 18h, o 2º Encontro Nacional da Síndrome de Ondine, com entrada Catraca Livre.

Doença genética e sem cura, a Síndrome de Ondine desativa o controle da respiração feito pelo cérebro durante o sono ou em períodos de hiperconcentração, cansaço ou doença, podendo ter manifestações bem mais severas ou ainda mais brandas, dependendo do grau de mutação.

O encontro na Anhanguera reunirá médicos e profissionais de saúde para discutir os avanços e as principais problemáticas referentes à doença no Brasil e no mundo.

Dentre os destaques do evento, está a participação da médica portuguesa Maria Helena Estevão, da Universidade de Coimbra, uma das maiores pesquisadoras da doença no mundo, do médico e pesquisador Gustavo Moreira, do Instituto do Sono, da Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa (AFIP), além do médico Rodrigo Sardenberg, pioneiro no Brasil no implante de marca-passo em pacientes portadores da síndrome.

Haverá também a participação de integrantes da fundação da Associação Brasileira das Famílias, Amigos e Portadores da CCHS ou Síndrome de Ondine (ABRACCHS), que compartilharão os desafios da doença e a importância do apoio familiar.

Confira a programação completa abaixo:

9h às 10h – Ondine Acompanhamento terapêutico: Dr. Gustavo Antonio Moreira

10h às 11h – Ventilação Mecânica em Crianças: Dr. Bruno Lima

11h às 11h30 – Coffee break

11h30 ás 12h30 – Máscara ventilatória: seleção, limitações e complicações: Dra.
Maria Helena Estevão

12h30 às 13h30 – Atendimento odontológico a crianças com Ondine: Dra. Isabela Castro

14h30 às 15h30 – Marca-passo diafragmático – Aspectos cirúrgicos: Dr. Rodrigo Sardenberg

15h30 às 16h – Coffee break

15h às 16h – Depoimentos de familiares

16h às 17h – Fundação da Associação Brasileira das Famílias, Amigos e Portadores da CCHS ou Síndrome de Ondine (ABRACCHS)