4 alimentos que podem reduzir o colesterol ruim
Confira quatro alimentos que podem ser indispensáveis para a saúde do seu coração
Capaz de desempenhar um papel importante na redução do colesterol ruim (LDL) e no aumento do colesterol bom (HDL), uma dieta saudável é fundamental para melhorar a saúde cardiovascular.
Por isso, alertam especialistas, consumir certos alimentos com gorduras saturadas e trans em excesso pode elevar os níveis de colesterol LDL.
Por outro lado, optar por gorduras insaturadas saudáveis, como as encontradas em azeite de oliva, abacate, nozes, são indispensáveis para a redução do colesterol LDL.
- A verdade sobre a vitamina C: entenda quando e como o excesso faz mal ao corpo
- Trem turístico vai ligar Rio de Janeiro e Minas Gerais
- Tottenham x Liverpool: Aposte na odd 5.00 para Salah marcar primeiro
- Você sabia que estes temperos podem reduzir o risco de Alzheimer e melhorar a sua memória?
Veja abaixo alguns alimentos que são conhecidos por ajudar a reduzir os níveis de colesterol:
Soja
Produtos à base de soja, como o leite ou tofu, por exemplo, têm o potencial de reduzir os níveis de colesterol em até 70%, de acordo com um estudo da Heart UK recém-pubicado. Os pesquisadores consideraram a soja como o alimento “perfeito” para uma dieta “saudável para o coração”, pois é repleto de proteínas, vitaminas e minerais.
Aveia
A aveia é rica nas fibras solúveis beta-glucanas, que age se agarrando ao colesterol e aos ácidos biliares durante a digestão, o que ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL) no sangue. Ela pode ser consumida como mingau, em cereais matinais ou em smoothies.
Segundo os pesquisadores, comer 25 gramas de proteína de soja, em média, por dia reduziu os níveis de LDL em cerca de três a quatro por cento em um período de seis semanas.
Cevada
A cevada pode ser benéfica para reduzir o colesterol LDL também devido à sua riqueza em fibras solúveis, especialmente beta-glucanas. A cevada pode ser consumida de várias formas, como em grãos inteiros cozidos, em sopas, saladas, cereais matinais e até em produtos de panificação.
Nozes e sementes
Nozes, amêndoas, pistaches, sementes de chia e linhaça são fontes de gorduras saudáveis e fibras que podem ter um efeito positivo nos níveis de colesterol.