4 maneiras de aliviar os sintomas da infecção urinária
As infecções do trato urinário, popularmente conhecia como ‘infecção urinária’, é pouco comum entre os homens, mas bastante frequente entre as mulheres.
Ao identificar os sintomas, como dor e urgência ao urinar, o essencial é procurar ajuda médica.
Para prevenir o problema, o site ‘Minha Vida’, parceiro do Catraca Livre, ensina quatro formas para aliviar os sintomas.
- 7 indícios de que você sofre de intolerância à lactose
- Esta fruta, eleita a mais saudável do mundo, previne pedra nos rins
- A fruta que pode proteger contra a infecção urinária naturalmente
- Climatério: conheça os 6 sintomas mais comuns e como aliviá-los
Beba bastante água
Beber água é muito importante em todos os momentos, mas para quem está com uma infecção do trato urinário é essencial. Isso porque quanto mais água se bebe maior a produção de urina e isso é a melhor forma de se livrar rápido dos sintomas, uma vez que é “como se estivéssemos lavando a bexiga mais vezes e, portanto, eliminando resíduos desnecessários ou prejudiciais”, explica Adriano Cardoso Pinto, urologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.
Abuse do suco de cranberry
O cramberry é original da América do Norte e seu fruto, vermelho e bastante ácido, atualmente é usado para consumo direto ou na culinária, sendo que no Brasil é mais comum encontrá-lo como suco. “Estudos sustentam que o uso do suco ou extratos à base dessa fruta agem diminuindo a recorrência da infecção urinária. Não se sabe ao certo o mecanismo de ação, mas o fato é que pessoas usando a fruta têm menos episódios de infecção urinária, assim como apresentam sintomas mais leves”, diz o urologista Cardoso Pinto. Isso porque o cranberry é rico em proantocianidina, substância apontada por estudos como sendo de 15 a 25 vezes mais potente do que a vitamina E para inibir a aderência de bactérias do tipo E.coli na mucosa da bexiga, combatendo as infecções do trato urinário.
Utilize os probióticos a seu favor
Alimentos probióticos são aqueles que apresentam bactérias benéficas ao organismo, como as encontradas em iogurtes e leite fermentado. Os exemplos mais comuns destas bactérias são os Lactobacillus, Streptococcus e Bifidobactérias. Essas bactérias ajudam a sustentar um equilíbrio saudável de micro-organismos no intestino, vagina e no corpo em geral. “Mantendo a saúde em equilíbrio, os micro-organismos que combatem as bactérias podem ajudar a reduzir a ocorrência das infecções urinárias”, afirma Daniel Simões, urologista do Dr. Consulta.
Aproveite a vitamina C
Não há consenso entre a comunidade médica sobre a eficácia da vitamina C na prevenção ou diminuição dos sintomas das infecções urinárias. O importante é fazer uso das medicações recomendadas e implementar as mudanças na dieta que foram recomendadas pelo médico. “A vitamina C, ou Ácido Ascórbico, ajuda a inibir o crescimento bacteriano e pode ser encontrada em laranjas, repolho, couve-flor, tomate, frutas vermelhas, kiwi, brócolis, espinafre, goiaba e grapefruit” diz Simões. Contudo, em grandes quantidades ela também pode fazer mal ao organismo. “Trabalhos recentes mostram que o excesso de vitamina C, pode favorecer o aparecimento de cálculos renais, pois a vitamina não é eliminada pelo sistema renal. Por isso,então, não é indicada a sua suplementação”, diz a pediatra e homeopata Isis Dulce Pezzuol.
Veja outras dica. Leia a matéria completa.