4 sinais que você não deve ignorar se seu filho estiver tossindo

A tosse nas crianças é geralmente inofensiva, mas é preciso conhecer os sinais de alerta para identificar quando for algo mais sério

Sinais para se atentar quando os filhos estão tossindo
Créditos: iStock/Jane Rubtsova
Sinais para se atentar quando os filhos estão tossindo

A saúde dos filhos é algo sagrado e, quando uma criança adoece, é sempre angustiante para os pais. Ouvir tosses e choros nos preenche de preocupação, mesmo sabendo que esses ruídos geralmente são inofensivos.

No entanto, conforme relata a enfermeira especialista em pediatria, Penny Blunden, existem sinais específicos que os pais jamais devem ignorar.

Penny, que administra o Sick Happens, site dedicado à saúde infantil, explicou recentemente em um post no Instagram, que certas manifestações em crianças que estão tossindo podem indicar a necessidade de ajuda médica.

Sinais para redobrar a atenção em crianças que estão tossindo:

1. Respiração com interrupções

Penny explica que, se ao tossir, a criança parecer fazer pausas entre cada respiração, pode ser sinal de apneia – uma condição em que o fluxo de ar para e retoma intermitentemente durante a respiração.

Neste caso, a criança provavelmente precisará de atendimento médico rapidamente.

2. Mudança na cor da pele

É comum que crianças fiquem vermelhas no rosto ao ter um acesso de tosse, mas se notar que seu filho apresenta uma cor pálida, azulada ou uma tonalidade arroxeada na região da boca, lábios ou rosto, pode ser um problema grave.

Se a criança parecer mole ou não responder durante esses episódios, o recomendado é ligar para uma ambulância.

3. Dificuldade para recuperar o fôlego

Outro sintoma para observar é quando a criança tem dificuldade para recuperar a respiração normal após um momento de muita tosse.

Essa situação pode estar associada a um bloqueio na via aérea, o que requer atendimento médico imediato.

4. Respiração barulhenta

Se o seu filho começar a manifestar uma tosse grave de repente, pode ser um sinal de uma condição comum chamada crupe.

Os casos leves de crupe podem ser administrados em casa, mas se a criança também apresentar respiração ruidosa em repouso ou qualquer outra dificuldade para respirar, é essencial acionar a emergência.

Além disso, Penny aconselha que a criança seja levada ao médico se tiver tido também “episódios recentes de engasgamento e náusea” em conjunto com febre.

Lembrando que, embora essas dicas sejam valiosas para auxiliar na detecção precoce de possíveis problemas de saúde, nenhuma delas substitui a consulta e avaliação com profissionais de saúde qualificados.

Com informações do portal The Sun.