40% das mulheres têm deficiência de nutriente essencial para a saúde, diz estudo
Falta de nutriente pode desencadear uma série de doenças como a anemia
Amostras de sangue de 3.490 meninas e mulheres não grávidas entre 12 e 21 anos, nos Estados Unidos, mostram que quatro em cada 10 mulheres apresentam deficiência de um nutriente essencial para a saúde: o ferro. A falta desse mineral está associada à sintomas como fadiga extrema, tontura e fraqueza.
A falta de ferro, indicam estudos sobre o tema, pode desencadear uma série de doenças como, por exemplo, a anemia, que acontece quando não há oxigênio suficiente no sangue, tornando esses sintomas ainda mais intensos.
Como a falta de nutrientes pode afetar a saúde das mulheres
Considerada a forma mais comum da doença, a anemia por falta de ferro é um distúrbio no qual o sangue não possui uma quantidade adequada de glóbulos vermelhos saudáveis. Contudo, o ferro é necessário para ajudar os glóbulos vermelhos a produzirem hemoglobina, que transporta oxigênio.
- Esta fruta, eleita a mais saudável do mundo, previne pedra nos rins
- Estes 7 alimentos vão melhorar a sua saúde, segundo a ciência
- Dieta eficaz para prevenir demência e controlar o açúcar no sangue
- Taioba é aliada contra a anemia e a inflamação; conheça os benefícios
Ou seja, se o corpo não estiver recebendo oxigênio suficiente, a pessoa pode se sentir cansada ou fraca.
Entre os sintomas associados à carência de ferro no organismo, destacam-se condições como pele pele pálida, dor no peito, taquicardia, falta de ar, dor de cabeça, tontura, mãos ou pés frios, inflamação, unhas quebradiças, desejo por itens não alimentares e falta de apetite.
Para mulheres grávidas, a anemia por deficiência de ferro é particularmente perigosa, um vez que a doença pode aumentar o risco de morte tanto para a mãe quanto para a criança.
Como aumentar a ingestão de ferro por meio da alimentação?
Cereais integrais: alguns cereais integrais, como aveia, quinoa, cevada e arroz integral, contêm quantidades significativas de ferro.
Alimentos de origem animal: carnes vermelhas magras (como carne bovina e carne de porco), frango, peixe e frutos do mar são boas fontes de ferro facilmente absorvível pelo organismo.
Vegetais folhosos verde-escuros: espinafre, couve, rúcula e outras folhas verdes são excelentes fontes de ferro.
Leguminosas: feijões, lentilhas, grão-de-bico. Elas também são boas fontes de proteínas vegetais.
Castanhas e sementes: amêndoas, castanhas-do-pará, pistaches e sementes de abóbora e gergelim são opções saudáveis ricas em ferro.
Alimentos fortificados: verifique se há alimentos fortificados com ferro, como cereais matinais ou leites vegetais. Esses produtos podem ser uma boa opção para aumentar sua ingestão de ferro.