Últimas notícias:

Loading...

46 pessoas recebem vacina da covid-19 em vez de imunizante da gripe

Erro cometido em UBS vacinou crianças e gestante, que agora serão monitoradas

Por: Redação
Ouça este conteúdo

O que foi planejado para não acontecer aconteceu no interior de São Paulo. Na cidade de Itirapina, 46 pessoas que receberiam vacina da gripe foram imunizadas contra a covid-19. Entre os vacinados estão 18 adultos, sendo uma gestante, e 28 crianças.

O erro só foi percebido quando funcionários foram realizar o controle do estoque das vacinas e notaram a falta de 46 doses da CoronaVac.

A prefeitura de Itirapina informou que a confusão se deu porque a técnica de enfermagem se confundiu ao separar frascos e enviar doses ao local de vacinação.

bebe vacinado
Crédito: Gajus/istockCrianças foram vacinadas com a Coronavac por engano

Como ainda não há estudos sobre o efeito da Coronavac em gestantes e crianças, essas pessoas terão que ser monitoradas a partir de agora. Segundo a a Secretaria de Saúde da cidade, uma equipe médica ficará encarregada de fazer um acompanhamento por pelo menos 14 dias.

Todas as providências para a segurança dessas pessoas foram tomadas e, segundo orientação dos médicos especialistas consultados, o fato não traz riscos para a saúde dos envolvidos”, afirmou a Prefeitura de Itirapina, por meio de nota.

Outro caso parecido

Em Diadema, na Grande São Paulo, aconteceu uma situação semelhante. Cinco crianças com idades entre 7 meses e 4 anos foram vacinadas nesta semana com o imunizante contra a covid-19, após erro em uma Unidade Básica de Saúde. Era para elas terem recebido vacina contra a gripe.

De acordo com a Secretária municipal da Saúde os funcionárias envolvidas na confusão foram afastadas.

Compartilhe: