5 alimentos que mais envelhecem a pele, segundo especialistas
A saúde da pele está diretamente ligada ao que comemos no dia a dia; confira a lista do que devemos evitar para manter uma cútis limpa e jovial
Em meio aos avanços constantes da indústria estética, muito se fala sobre os cuidados com a pele para prevenir o envelhecimento precoce. No entanto, é preciso lembrar que o cuidado com a pele vai muito além dos produtos cosméticos e protetor solar. Estudos sobre o tema destacam que a alimentação também tem um papel essencial nesse processo de auto-cuidado.
É o que mostra o especialista em gastroenterologia, Dr. Saurabh Sethi, formado nas universidades de Harvard e Stanford, que compartilhou em seu perfil no TikTok a importância da dieta para a saúde da pele. Na publicação, o especialista destaca alguns alimentos que são considerados aceleradores do envelhecimento.
Entenda por que esses cinco alimentos comuns podem ser prejudiciais para nossa pele:
1. Refrigerante
Mesmo sendo bastante refrescante, o refrigerante é uma bebida rica em açúcar e seus adoçantes artificiais podem prejudicar a saúde da pele. De acordo com o médico, o excesso de sacarose no organismo provoca o processo de glicação, que deteriora duas importantes proteínas da pele: elastina e colágeno.
2. Macarrão instantâneo
O prático macarrão instantâneo (ou miojo) também entra para a lista. O médico afirma que esse alimento, apesar de rápido de preparar, é repleto de sódio e outros aditivos prejudiciais à saúde.
3. Barras de chocolate
Saindo da geladeira direto para a lista de alimentos que aceleram o envelhecimento da pele, as barras de chocolate também podem ser prejudiciais. Segundo Sethi, isso se deve ao cacau ultraprocessado presente na composição das barras, que perde os nutrientes positivos para a saúde.
4. Carnes processadas
Por fim, Sethi destaca ainda as carnes processadas, que costumam conter aditivos com capacidade de afetar o colágeno da pele e gerar inflamações no corpo.
5. Batatas fritas industriais
As batatas fritas industrializadas também devem ser consumidas com cautela. Elas possuem relação direta com o processo de glicação e, além disso, são preparadas com óleos não saudáveis e gorduras trans.
Como manter uma pele jovem e saudável?
A dica de Sethi é optar por uma alimentação diversificada e rica em frutas, legumes, proteínas magras e grãos integrais. A chave para o cuidado com a pele, destaca o médico, está no equilíbrio nutricional.