5 alimentos ricos em carboidratos que fazem bem à saúde
Não se engane: carboidrato nem sempre é ruim, e uma dieta sem ele pode fazer mal. Veja opções de carboidratos saudáveis
Muitas vezes os carboidratos são apontados como os grandes vilões da vida saudável. Mas a verdade não é bem assim. Os carboidratos não só são essenciais, como alimentos ricos neste nutriente podem ser super saudáveis.
Confira 5 alimentos ricos em carboidratos que você pode incluir na sua alimentação, sem medo.
- Como adotar hábitos saudáveis e controlar a diabete tipo 2
- 7 legumes que ajudam a controlar o diabetes
- 5 sinais discretos na pele podem sinalizar diabetes; saiba reconhecer
- 3 alimentos inesperados que podem afastar o risco de demência em 28%
1 – Quinoa
Mais de 21% da semente é carboidrato. Mas ela é ótima fonte de proteína e fibras, e favorece a perda de peso. Também é rica em minerais e ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue, entre outros benefícios. Ah! E ainda é livre de glúten!
2 – Aveia
Quase dois terços da aveia é carboidrato, mas boa parte disso são fibras poderosas que favorecem o emagrecimento e uma boa fonte de proteínas. Ainda reduz o colesterol ruim e o risco de doenças cardíacas e é boa para diabéticos.[]
3 – Bananas
Apesar de ter 23% de carboidratos, muitos deles na forma de açúcar, as bananas contêm alta quantidade de potássio, que ajuda a regular a pressão sanguínea, e das vitaminas B6 e C. E ainda fazem o intestino funcionar melhor.
4 – Grão-de-Bico
Se mais de um quarto de cada grão-de-bico é carboidrato, um terço disso são fibras. Ele ainda é cheio de proteína vegetal, Ferro, Fósforo e vitaminas – em especial do Complexo B. Bom para o coração, para o intestino e até para prevenir câncer.
5 – Batata-doce
Se 20% do tubérculo são carboidratos, grande parte são amidos e fibras. A batata-doce ainda é uma poderosa fonte de potássio, vitaminas A e C e, claro, proteínas. Seus antioxidantes são muito efetivos na prevenção de diversas doenças.
A verdade é que existem, sim, carboidratos ruins: os refinados, também chamados de simples.
Eles são encontrados principalamente nos alimentos refinados (açúcar, farinha, etc.) e, ao contrário dos carboidratos complexos, não oferecem nenhum benefício à saúde – é por isso que toda nutricionista recomenda pães e massas integrais, uma ótima forma de trocar carboidratos simples pelos complexos.
Os carboidratos são nossa principal fonte de energia, e os complexos são ricos em fibras e outros nutrientes, e podem oferecer diversos benefícios.
Escolha com sabedoria, e bom proveito.