5 dicas para reforçar a imunidade em dias de ar seco
O ar seco se torna um vilão silencioso, desencadeando uma série de desconfortos e até mesmo doenças

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade ideal do ar deve oscilar entre 50% e 80%. Quando esse índice despenca abaixo dos 30%, nossa saúde pode sofrer um verdadeiro golpe invisível.
O ar seco se torna um vilão silencioso, desencadeando uma série de desconfortos e até mesmo doenças. Além disso, a baixa umidade potencializa a poluição, dificultando a dispersão de partículas nocivas.
E não é à toa que, durante o outono e o inverno, os dias secos agravam problemas respiratórios, provocam dores de cabeça e irritações nos olhos, nariz, garganta e pele. Mas a boa notícia é que pequenas atitudes, para melhorar a sua imunidade, podem fazer uma grande diferença para o bem-estar.
- 5 filmes sobre futebol para ver na Netflix
- Os principais sinais que alertam para deficiência de vitamina D
- Mackenzie disponibiliza 15 cursos gratuitos online – e você ainda recebe certificado
- Imperdível! Cafeteira Nespresso Vertuo Pop com 55% de desconto
Confira algumas dicas essenciais para driblar os efeitos do tempo seco:
– Não esqueça de beber água
Beber bastante água é a regra de ouro, principalmente para idosos e crianças. Além da água pura, sucos naturais, água de coco e alimentos ricos em líquidos, como frutas e verduras, são ótimos aliados, conforme destaca a alergista Marta Guidacci.
– Alimentação também conta
Evitar fast-food e priorizar refeições balanceadas pode fortalecer seu organismo contra os impactos do clima seco.
– Casa limpa, saúde protegida
A baixa umidade favorece a proliferação de ácaros e fungos. Para evitar crises alérgicas e respiratórias, mantenha a casa sempre limpa, utilizando panos úmidos para eliminar a poeira de pisos e móveis.
– Olhos bem cuidados
Seus olhos também sentem o impacto do ar seco! O soro fisiológico pode ser um grande aliado para mantê-los lubrificados. Já os colírios, só com orientação médica.
– Movimente-se na hora certa
O professor Rafael Ollita, da academia Top Spin & Big Ball, recomenda que os exercícios físicos sejam feitos nas primeiras horas da manhã, no final da tarde ou à noite, quando o ar está mais agradável e menos agressivo.
Pequenas mudanças na rotina podem fazer toda a diferença! Cuide-se e aproveite cada estação da melhor forma possível.
Outras dicas de saúde na Catraca Livre
Estudos recentes indicam que q meditação aumenta a massa cinzenta do cérebro, especialmente em áreas relacionadas à aprendizagem, memória, regulação emocional. A prática pode ser a chave para melhorar a função cognitiva, atenção, memória, humor e reduzir níveis de estresse. Afinal, o que meditação é capaz de fazer com o seu cérebro?