5 exemplos de como se empoderar por meio da moda
Ser feminista pode ser bem contraditório. Quando entrei na faculdade de jornalismo fui bombardeada de acusações sobre o mundo da moda e o quanto ele era prejudicial, foram bombardeios bem sérios que quase me fizeram desistir de gostar de moda (o que é impossível para falar a verdade).
Até que um dia, a linda da Juliana de Faria, do Think Olga, foi a minha universidade dar uma palestra. E ela é feminista (quem nunca ouviu falar da campanha Chega de Fiu Fiu? criada pelo blog) e ela disse: “Você pode gostar de moda e ser feminista” (não com essas palavras, mas disse). E isso me fez pensar no meu comportamento e percebi que, sim, a moda pode empoderar uma mulher.
Eu pensei em listar algumas formas de empoderamento através da moda, mas durante uma aula sobre a relação da mulher e a mídia, foi discutido que quando você enumera para mulher “x produtos que você precisa ter” ou “x dicas para você se empoderar através da moda” tudo se limita, por isso resolvi que iria listar exemplos já existentes, porque ao invés de dar dicas, nada melhor do que mostrar o que já deu certo não é verdade?
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
- América Central: 5 países para incluir na sua próxima viagem
1. Moda dos cabelos coloridos
Essa é uma moda que está aí para provar que, sim, você pode usar o que você quiser. A Dove fez uma propaganda (veja aqui) em que mostrava diferentes cabelos, inclusive o colorido. Diversas negras que assumiram seus cachos estão usando cabelo colorido e também aquelas que usam tranças e dreads, absurdamente lindas. Essa é a maior prova de como se empoderar através da moda: usar uma tendência ao seu favor, valorizando sua personalidade e a sua vontade de ousar.
PARTICIPE: Como confiar em si mesma?
PARTICIPE: Dicas de estilo
2. Valorize seu corpo
Aqui não é nem conselho de “você deve usar roupa x com y”, muito pelo contrário. Cada um tem que usar aquilo que deseja, na forma como deseja. Um exemplo de quem faz isso de uma maneira bastante empoderada e usa e abusa de todas as tendências e combinações é a Juliana Romano do, Ju Romano – Entre topetes e Vinis. A partir do momento em que ela percebeu que podia usar tudo que quisesse, sem ligar para regrinhas, seu estilo se tornou incrível e ela agora é praticamente it girl de todos.
3) Não ligue para regras
Uma vez entrevistei a Renata Fukuda, do Umbigo sem Fundo, e ela, com seu um pouco mais de 1,50, cabelo ruivo no melhor estilo laranja e queridinha de várias garotas, disse “Em todo lugar que leio dizem que meu rosto não combina com franja, mas eu corto e me acho linda”. Ela não liga para regras e, além de usar cabelo colorido e franja, ainda se veste de um jeito único e inspirador.
Continue lendo no Superela os 5 exemplos de como se empoderar por meio da moda