5 exercícios excelentes para combater a ansiedade e melhorar a saúde mental
A prática regular de exercícios proporciona a liberação de serotonina no sangue, trazendo melhorias para a saúde mental
Nos últimos anos, a saúde mental se tornou objeto de estudo de inúmeras pesquisas e ensaios mundo afora, que investigam, entre muitos assuntos, como o bem-estar físico está diretamente relacionado ao emocional.
Para alcançar o equilíbrio dos dois, especialistas apontam que um dos métodos mais eficiente está na prática regular de atividades físicas, seja lá o que for, contanto que faça o corpo para trabalhar.
Como a prática de atividade física combate a ansiedade?
- Exposição ‘Presépios de Hilda Breda’ está disponível até 11/01 em São Bernardo
- 5 praias baratas no Sudeste para curtir com pouco dinheiro
- Como não cair no golpe do falso Uber no aeroporto de Guarulhos
- Estudo revela como alimentos podem combater a perda de memória
Segundo o blog Vida Saudável, do Hospital Albert Einstein, a ansiedade pode ser dividida em dois tipos:
- a passageira – que corresponde a um traço de personalidade e costuma acontecer pontualmente –
- a crônica – quando uma pessoa é acometida por um problema psicoemocional chamado de Transtorno da Ansiedade Generalizada (TAG), que tem tratamentos e sintomas bem específicos.
Apesar da diferença de tratamentos e abordagens, especialistas reforçam que a prática de exercícios é fundamental para o tratamento da ansiedade:
Por isso, confira algumas dicas de exercícios para tratar a ansiedade:
Correr
Correr também traz muitos benefícios para a saúde, sendo um momento de conexão ímpar para quem está praticando a atividade. Coloque os fones de ouvido, escolha um local tranquilo e bonito, use calçados e roupas confortáveis e deixe o seu corpo falar.
Andar de bicicleta
Andar de bicicleta é um exercício completo. Ele trabalha os músculos, ajuda no condicionamento físico e queima calorias de forma muito eficiente. Além disso, é ótimo para que o ciclista possa refletir, observar novas paisagens e se conectar consigo mesmo.
Alongar
Outra atividade que pode ser feita no conforto do seu lar é o alongamento. Ele também pode estar associado à Yoga ou ao Pilates, ou ser feito isoladamente. É recomendado dar uma boa alongada ao acordar e antes de dormir, preparando os músculos e as articulações tanto para o dia que está começando quanto para o repouso.
Meditar
A meditação é outra prática de autoconhecimento e que pode ser considerada uma atividade física, desde que atrelada a outras práticas, como a Yoga ou o Pilates. Vale a pena pesquisar sobre cada uma delas e começar. O lado bom é que isso pode ser feito sem que você precise sair de casa.
Dançar
Quem dança (e canta), os males espanta, literalmente. Aulas de dança ou sessões feitas na sala da sua casa são ótimos meios de mandar a ansiedade para bem longe e, de quebra, melhorar o seu condicionamento físico. Você pode seguir aulas disponíveis online ou, simplesmente, colocar as suas músicas preferidas para tocar e mexer o esqueleto. O que importa é se divertir!
Essas são apenas algumas ideias, mas, segundo especialistas, qualquer atividade física é válida, desde caminhadas com o cachorrinho de estimação até as idas diárias à academia.