5 formas que sua tireoide te avisa sobre problemas de saúde

Conheça os sinais que podem ajudar a diagnosticar desequilíbrios na glândula

A tireoide tem muitas funções e controla diferentes processos no corpo. Quando existe algum problema de saúde nessa glândula, os sintomas podem ser variados e nem sempre são tão fáceis de reconhecer. Em muitos casos, a alteração é tão pequena que não chegar a causar sintomas.

Localizada na parte frontal do pescoço, a tireoide possui um formato de borboleta, e seu correto funcionamento é de extrema importância para o organismo. Ela é responsável por produzir hormônios tireoidianos, por regular o gasto energético e a temperatura corporal e  interferir diretamente no crescimento e desenvolvimento de crianças, peso, humor, memória, ciclo menstrual e fertilidade.

Conheça alguns sinais que indicam problemas na tireoide
Créditos: Ugur Karakoc/istock
Conheça alguns sinais que indicam problemas na tireoide

Se a tireoide não recebe iodo suficiente, ela produz muito poucos hormônios tireoidianos. Se for demais ou se a glândula tireoide receber sinais errados de substâncias mensageiras no cérebro, a produção de hormônios será descontrolada. Os dois problemas levam à disfunção ou ao crescimento patológico da glândula.

É assim que o corpo mostra que a tireoide não está trabalhando bem

Hipotireoidismo significa que a tireoide produz poucos ou nenhum hormônio tireoidiano. Essa fraqueza pode ser congênita, mas também pode se desenvolver mais tarde. O resultado é que os processos metabólicos do corpo ficam lentos. As pessoas mais velhas são mais propensas a ter uma tireoide hipoativa.

Nesse caso, os sintomas incluem aumento da necessidade de sono, ganho de peso significativo, apatia e distúrbios de memória.

Já uma tireoide hiperativa acelera todo o metabolismo. Esse desequilíbrio se manifesta, por exemplo, por perda de peso, queda de cabelo, alterações de humor, aumento do nervosismo e aumento da sudorese.

Sintomas para se atentar nos distúrbios de tireoide

Cansaço

Os distúrbios da tireoide podem ter um impacto perceptível nos níveis de energia e no humor. A hipofunção faz com que as pessoas se sintam cansadas, lentas e apáticas. A concentração e o desempenho diminuem. O batimento cardíaco diminui, a libido diminui. Mesmo a depressão pode se desenvolver.

A tireoide hiperativa leva à insônia, nervosismo e irritabilidade. Inquietação e alterações de humor também estão entre os sintomas. Além disso, o coração está constantemente batendo rápido.

Tremor ou sudorese

Um distúrbio da tireoide pode alterar a maneira como a temperatura corporal é regulada. É típico das pessoas com hipofunção estarem sempre com frio e sofrer com tremor.

A hiperfunção tem o efeito oposto: os afetados têm dificuldade em suportar o calor e suam bastante.

Ganho ou perda de peso

Se o peso corporal aumenta sem você comer mais, ou se os quilos simplesmente não desaparecem com uma dieta, uma tireoide hipoativa pode ser a causa. Os baixos níveis hormonais e o metabolismo lento fazem você ganhar peso.

Já se a tireoide produzir mais hormônios do que o corpo pode processar, a pessoa emagrece mesmo que seus hábitos alimentares permaneçam os mesmos.

Prisão de ventre ou diarreia

Os hormônios da glândula tireoide também afetam a atividade intestinal – de acordo com o metabolismo desacelerado ou acelerado.

Portanto, constipação e flatulência geralmente ocorrem com hipofunção. E a hiperfunção é frequentemente associada a cólicas abdominais e diarreia.

Queda de cabelo e pele ruim

A perda de cabelo pode ser o resultado de uma glândula tireoide hipoativa ou hiperativa. Isso porque os hormônios influenciam o ciclo de crescimento. Quando a pele também fica seca, a suspeita de hipofunção. Se a pele estiver sempre levemente úmida, é mais uma condição hiperativa que faz com que o cabelo fique muito fino e caia.

Como é o diagnóstico?

O médico pode detectar facilmente uma glândula tireoide aumentada com um ultrassom. Um exame de sangue também pode ser útil para examinar a concentração do hormônio TSH. O TSH é um hormônio produzido na glândula pituitária e desencadeia a produção de hormônios pela glândula tireoide.

Se os valores forem anormais, também são pesquisados ​​os hormônios tireoidianos T3 e T4 reais, ou anticorpos se houver suspeita de Hashimoto.

Se o ultrassom mostrar nódulos, o médico pode realizar uma cintilografia com substâncias marcadas radioativamente e possivelmente uma biópsia para descartar um tumor. Embora o câncer de tireoide seja raro, ele pode se esconder atrás de um nódulo “frio”, o que significa que não produz hormônios.