5 sugestões para sobreviver a um relacionamento à distância

A Coach de Relacionamento e Autoestima, Rosângela Ojuara, ajuda você a sobreviver a um relacionamento à distância.

É sexta-feira, seu “amado” manda uma mensagem pelo celular:
“Amor, te busco direto no trabalho para irmos jantar. Tenho uma surpresa para você.”

Você, prevenida como deve ser, confere se tem uma calcinha linda extra dentro da bolsa; mal consegue acabar o que estava fazendo no trabalho, deixa de almoçar para fazer uma belíssima “escova” nos cabelos e no final do dia corre para o toalete, se prepara, retoca a maquiagem, reforça o perfume e sai saltitante imaginando o que pode ser a “tal surpresa”: – Uma viagem romântica? O pedido de casamento? Uma joia? E para “surpresa” sua, seu amado te pega no trabalho e mesmo você insistindo, ele diz que só vai falar quando estiverem sentados e brindando.

Começa o jantar, vocês fazem “tim-tim” com as taças e ele diz:
“Amor, fui promovido. Só tem um probleminha, vou ter que me mudar para Macapá. Mas não fica triste não, venho te ver de dois em dois meses”.

Você se engasga com o camarão, começa a tossir e mesmo tomando um gole do precioso Champagne francês, ele dando três tapinhas nas suas costas para desengasgar, a situação só piora: – Macapá?

Aquele lugar que de tão longe você nem se lembrava mais onde ficava no mapa. Fazer o que? Começar a gritar, chorar desesperadamente, simular um desmaio, pedir socorro? Não! Nada disso, pelo menos por enquanto. Sugiro algumas coisas bem mais eficientes, por que já passei por isso e sobrevivemos.

1. COMEMORE COM ELE

Acha impossível? Nesse momento embora pareça muito difícil, será necessário! Se ele já decidiu se mudar, está em estado comemorativo por que foi promovido, tem boas perspectivas ou simplesmente precisa se mudar por que ele não suporta mais o que faz, o chefe ou o próprio trabalho, sua única opção é comemorar junto com ele e mostrar que você é a melhor parceira que um homem pode ter. Pode chorar, se descabelar, comer chocolate, mas só depois. Respire fundo, reúna todas as forças que nem você imaginava ter e diga:
– “Meu amor, que máximo! Me conta tudo. Você tem que se mudar quando? Vai ser bom financeiramente ou só mudança de ares mesmo?”
É capaz de ele ficar tão intrigado com sua reação que até repense a mudança.

2. CRIE SEU “KIT” SOBREVIVÊNCIA

Ele escolheu ou foi obrigado a se transferir de cidade. Você não pode ir junto com ele, é fato consumado e não há mais nada que se possa fazer. As caixas de mudança já foram para o novo destino. Você, que imaginava seu amor eterno, incondicional, ali grudadinho com você todos os dias ou dia sim dia não, sentiu o chão lhe faltar nos pés com essa notícia-bomba. É mais que normal ficar insegura e se sentindo ameaçada pela distância e escassez de encontros que passarão a ter daí em diante. Mas, a única coisa que não pode acontecer, é você se desesperar, e fazer chantagem emocional. Homem odeia pressão. E acredite, se ele te ama, também está inseguro, e vai ficar asfixiado se você fizer ameaças ou não parar de chorar enquanto ele estiver fora. O pior que você demonstrar nesse momento é que sua vida está nas mãos dele. Carregar toda a felicidade de alguém nas costas, esgota, adoece e esvazia qualquer relacionamento. Ao invés de lamentação, ou de investigar os passos dele, crie um “kit sobrevivência” como, agenda superlotada de coisas agradáveis, amigos animados, atividades proveitosas: academia, café com as amigas para falar de outros assuntos que não “Macapá”; cabeleireiro; almoço com os colegas de trabalho; palestras ou cursos que gostaria de ter feito e não tinha tempo; momentos-colo da família; livrarias; jantar para reencontrar amigos(as) que não via a tempos e tudo que preencha seu tempo e prove para você e para ele que você existe e tem vida própria.

3. SEJA CRIATIVA

Ele morar longe tem risco? Tem. Tudo que é bom demais, “engorda, é proibido” ou tem risco. Mas se você for criativa o risco pode ser minúsculo. Pensando nisso, ser carinhosa, criativa, aconchegante e sedutora é o que faz com que “ele” sempre tenha vontade de voltar pra casa. Então é sua hora de mostrar toda criatividade guardada aí pronta para ser compartilhada. Você vai ter tempo de sobra para inventar novidades.
A cada volta dele para te visitar:
– Mesmo que ele queira encontrar os amigos. Tente evitar os programas “galera”, com aquele bando de gente junta. Prefira os momentos “intimidade”, ao menos à noite. Eles sempre aproximam.
– Reserve sempre um “modelito” novo de lingerie, diferente das que habitualmente você usa.
– Prepare a mesa de jantar com velas e uma comidinha variada, de surpresa a cada vez, mesmo que comprada semipronta ou mesmo pronta.
– Ao invés de reclamar a ausência ou fazer um interrogatório, mostre que fica muito feliz a toda volta dele.
– Na cama, invente novidades também: sexo tântrico; um lugar diferente da casa; uma fala nova que ele ainda não tinha ouvido; strip-tease.
Como vocês tem pouco tempo, aproveite cada minuto.

4. FAÇA UMA VISITINHA

Continue lendo as 5 sugestões para sobreviver a um relacionamento à distância.