5 verdades sobre sensibilidade nos dentes que você devia saber

Três em cada dez brasileiros têm sensibilidade nos dentes; entenda os possíveis motivos

Três em cada dez brasileiros têm sensibilidade nos dentes - iStock/Getty Images
Créditos: Getty Images

Segundo pesquisa feita Kantar TNS, a hipersensibilidade é o problema de saúde bucal mais comum no Brasil. De pequenos choques a fisgadas mais intensas, se você ‘choquinhos’ ao comer ou beber algo quente ou gelado, não está sozinho. Três em cada dez brasileiros têm sensibilidade nos dentes.

Por isso quando o assunto é sensibilidade dentária, muitas dúvidas e opiniões costumam povoar conhecimento popular.

Como faz para preveni-la? Quais são as causas?

Com ajuda da dentista Rosane Menezes Faria, da Odonto Empresas, descubra algumas verdades sobre a sensibilidade dentária.

Tratamentos de clareamento deixam os dentes mais sensíveis.  Segundo a dentista, as substâncias utilizadas nos tratamentos de clareamento penetram no esmalte e alcançam a dentina, o que pode deixar os dentes temporariamente sensíveis.

A forma de escovar os dentes influencia no sintoma.  Escovar os dentes de forma incorreta, usando a força, ou utilizar uma escova de cerdas muitos duras, pode aumentar o desgaste da camada de esmalte, originando o problema.

Cremes dentais específicos ajudam a proteger os dentes.  Alguns cremes dentais são produzidos especificamente para criar uma barreira protetora em volta da dentina, protegendo-a de alguns responsáveis pelo desenvolvimento da sensibilidade.

Mascar chiclete alivia a sensibilidade. As gomas de mascar estimulam a produção de saliva, que contribui para o processo de remineralização dos dentes, auxiliando na recuperação dos minerais do esmalte perdidos pelo organismo.

Ir ao dentista regularmente ajuda na prevenção. Consultar um dentista a cada seis meses ajuda a prevenir inúmeros problemas, justamente por conseguir diagnosticar e tratar incômodos e doenças de forma precoce.