6 exames de rotina que toda mulher de 20 anos precisa fazer
Texto escrito por Marcela De Mingo e publicado no Superela
Você tem medo de fazer exames? Ou evita ir ao médico sempre que possível, com receio de achar alguma coisa errada? Ou deixa de marcar os exames de rotina por causa da correria do dia a dia? Pode acontecer mesmo, e a gente entende que pode ser complicado encaixar esses compromissos no seu dia a dia.
Porém, eles são muito importantes, principalmente por causa da sua natureza preventiva. Isso significa que o objetivo de cada um desses exames é garantir que você está saudável e pegar possíveis doenças no começo – para aumentar as chances de tratamento e cura, claro! É o caso de doenças como o câncer de colo de útero, que demoram muitos anos para se desenvolver, mas que mostram os primeiros sinais tempos antes através do exame papanicolau.
“Dependendo da fase da vida em que a mulher se encontra é interessante que a mesma procure um ginecologista para consulta de rotina, orientações de saúde e orientações contraceptivas/sexuais, bem como realizar exames que dependem de sua faixa etária. Essa consulta deveria ser anual e esses exames têm a finalidade de rastrear agravos à saúde, mesmo que a paciente ainda não esteja apresentando sintomas, e aplicar um tratamento precoce, antes que haja comprometimento”, explica a Dra. Adriana Bittencourt Campaner, gerente do centro de estudos do Salomão Zoppi Diagnósticos.
Deu para entender, né? Esses exames de rotina são muito importantes para você saber como está a sua saúde e é essencial colocá-los no seu dia a dia, principalmente, depois que você começar a transar. Durante a primeira consulta após o sexo pela primeira vez, o médico ginecologista vai aconselhar qual o melhor contraceptivo para você (mas vai sempre lembrar também da importância de usar camisinha para evitar a transmissão de doenças).
Você pode tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto com o profissional, viu? Nada de voltar para casa do médico cheia de dúvidas e questionamentos. Aproveite a oportunidade e pergunte tudo o que você quer saber sobre sexo e contracepção. (você também pode saber um pouco mais sobre isso clicando aqui)
Fora isso, o seu médico vai examinar o colo do útero com um aparelho popularmente conhecido como ‘bico de pato’ (o espéculo), em busca de lesões e possíveis indicativos de anormalidades no seu útero e região. E, como a Dra. Adriana comentou acima, depois dessa fase, as consultas devem ser anuais e os exames, periódicos – você precisa repeti-los de tempos em tempos para ter certeza que está tudo bem.
Quais exames de rotina eu devo fazer?
Veja mais aqui: 6 exames de rotina que toda mulher de 20 anos precisa fazer