CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

6 fatos sobre câncer de mama que você precisa saber

O Superela conversou com uma médica especialista em mamas para ajudar a esclarecer mais sobre essa doença

Por: Redação

Como sabemos, o mês de outubro é dedicado à conscientização do câncer de mama. Chamamos toda essa belezinha de Outubro Rosa e confesso que AMO ver a cidade toda iluminada de rosinha, assim como as grandes empresas mudando suas identidades visuais. E tudo isso em prol de uma causa super empoderadora para todas nós!

Falando em empoderamento, não poderíamos deixar de falar sobre os efeitos do Outubro Rosa nas jovens. Acontece que muitas de nós pensam que o câncer de mama é uma doença que afeta somente as pessoas mais velhas e que, por isso, devemos nos preocupar com ele só quando estivermos mais “adultas”. Só que não, né? Eu defendo a seguinte ideia: Tem mama? Então se cuida, menina! O autoexame não dá trabalho, não gasta dinheiro e nem tira o seu sono!

Pra me ajudar a passar essa mensagem, conversei com a Dra. Mônica Stiepcich, especialista em mamas do laboratório Fleury – Medicina e Saúde, e ela topou vir aqui me dar uma mãozinha sobre esse assunto tão importante que é o câncer de mama. Ela me respondeu algumas perguntinhas que vou colocar aqui em tópicos e, juntas, esperamos que todas as nossas leitoras se tornem ainda mais conscientes com relação a essa doença e sua prevenção.

Lembrem-se: nosso corpo é o nosso santuário. É com ele que andamos, dormimos, rimos, corremos, tomamos banho e enfim, vivemos. Ninguém além de nós mesmas pode cuidar dele, hein?

cecile-dormeau

1. Sobre a porcentagem de diagnósticos de câncer de mama em mulheres jovens

Um fator importante que precisamos entender é o seguinte: cada caso varia de pessoa a pessoa, dos genes que ela carrega, da situação e circunstâncias às quais está inserida, de seu país e cultura, e por aí vai.

Sendo assim, o conselho que podemos te dar é o seguinte:

Não se concentre nos números, e sim nas possibilidades. Acontece que a maioria dos casos de câncer de mama são decorrentes de fatores genéticos. Ou seja: procure saber se as mulheres de sua família possuem um histórico de câncer, seja o de mama ou de qualquer outro tipo, e comece a tomar as devidas precauções a partir daí.

Mesmo assim, se houver casos de câncer na família, as mulheres com menos de 40 anos de idade não precisam pirar o cabeção. Basta praticar o autoexame das mamas de vez em quando e, se preciso, realizar um ultrassom como exame de check-up anual, por exemplo.

Nesse ponto, assim que você tiver a primeira menstruação, é muito importante que você tenha uma mastologista que possa te orientar da forma correta!

Esse assunto, aqui, exige menos urgência porque, mesmo com casos de câncer na família, é muito difícil uma jovem desenvolver o câncer de mama tão cedo. Só que não é por causa disso que não devemos dar a devida importância aos cuidados com nossas mamas, né?

2. Sobre cometer alguns erros que poderiam aumentar as chances da ocorrência do câncer de mama

Continue lendo aqui: 6 fatos sobre câncer de mama que você precisa saber!

Texto escrito por Luisa Rodrigues e publicado no Superela.

1
Coronavírus: conheça novos sintomas que podem indicar que você está com covid-19
Se você acompanha o noticiário sobre o novo coronavírus com certeza já deve ter ouvido falar sobre os principais sintomas …
2
Depressão: tudo o que precisamos saber sobre a doença
Não se trata de frescura e nem de preguiça. Depressão é uma doença grave e incapacitante que atinge mais de …
3
Cloroquina vs coronavírus: o que a ciência diz sobre o uso do medicamento
Da noite pro dia a cloroquina que é usada principalmente no tratamento contra a malária e algumas doenças reumatológicas, se …
4
Barato: yoga online para você praticar em casa na quarentena
O que você tem feito para aliviar a pressão da quarentena? Você tem colocado o seu corpo em movimento?  Se …
5
4 dicas essenciais para você fazer home office na quarentena
Teve que transformar a sua casa em um ambiente de trabalho por conta da quarentena causada pelo coronavírus? Então, este …
6
Coronavírus: entenda o colapso do sistema de saúde e funerário do Equador
Quanto mais avança a contaminação pelo mundo, mais cenas trágicas e impactantes a pandemia de coronavírus acaba criando. Como é …
7
O que a ciência e o Ministério da Saúde pensam sobre o coronavírus
Este Giro Catraca Livre vai ser um pouquinho diferente. Ao invés da gente mergulhar num tema e tentar traduzir ele …
8
Estádios e centros de eventos viram hospitais temporários pelo país
Para aumentar a oferta de atendimento médico para os pacientes da covid-19, hospitais de campanha estão sendo construídos em estádios …