7 alimentos que combatem o colesterol alto com sabor e ciência

A ciência comprova: mudar o cardápio com alimentos certos pode reduzir até 10% do colesterol. Saiba quais são eles

Por Thatyana Costa em parceria com Anna Luísa Barbosa (Médica - CRMGO 33271)
24/05/2025 20:02

Alterações na pele e má circulação podem indicar colesterol elevado. Consulte um médico se notar esses sintomas.
Alterações na pele e má circulação podem indicar colesterol elevado. Consulte um médico se notar esses sintomas. - iSTock/wildpixel

Adotar uma alimentação balanceada pode ser um dos passos mais eficientes para lidar com o colesterol alto, um problema de saúde que afeta milhões de pessoas no mundo. Embora fatores como genética e idade estejam fora do nosso controle, o que colocamos no prato diariamente pode exercer um papel fundamental na regulação do colesterol ruim (LDL) e na elevação do colesterol bom (HDL).

Selecionamos sete alimentos comprovadamente eficazes na redução do colesterol, com base em pesquisas científicas e evidências nutricionais sólidas.

Leguminosas no prato, colesterol sob controle

Feijões, lentilhas e grão-de-bico não são apenas fontes de proteína vegetal. Essas leguminosas são ricas em fibra solúvel, uma substância que se liga ao colesterol no trato digestivo, ajudando a eliminá-lo do corpo antes que entre na corrente sanguínea. Um estudo publicado na Nutrients demonstrou que substituir apenas 30g de proteínas tradicionais por ¼ de xícara de leguminosas pode diminuir o colesterol em mais de 10%.

Gorduras boas que fazem bem ao coração

As nozes de macadâmia são potentes aliadas na luta contra o colesterol alto. Elas contêm altos níveis de gorduras monoinsaturadas, semelhantes às do azeite de oliva, e também oferecem antioxidantes e fitoesteróis. Um estudo do Journal of Nutritional Science revelou que consumir macadâmias diariamente pode reduzir significativamente o colesterol sem causar ganho de peso.

O abacate, outro alimento rico em gorduras boas, também tem respaldo científico: em um ensaio clínico, quem consumiu um abacate por dia viu uma queda no colesterol total e LDL, além de um aumento dos níveis de HDL.

Qual a melhor maneira de identificar colesterol alto?
Qual a melhor maneira de identificar colesterol alto? - iSTock/bodym

Fibra, beta-glucana e frutas surpreendentes

Tanto a aveia quanto a cevada possuem beta-glucana, uma fibra solúvel que cria um gel no intestino e ajuda a impedir a absorção do colesterol. Esses grãos inteiros são fáceis de incluir em refeições diárias e têm impacto direto na saúde do coração.

Já as ameixas secas podem parecer uma escolha inusitada, mas estudos indicam que o consumo diário dessas frutas pode melhorar os níveis de HDL em adultos mais velhos, inclusive em mulheres na pós-menopausa.

E, sim, até os cogumelos entram nessa lista poderosa: compostos como beta-glucanos e quitina presentes neles ajudam a reduzir o LDL e a aumentar o HDL, promovendo o equilíbrio ideal do colesterol.

Bebida promete reduzir colesterol alto

Pesquisadores revelam que uma nova bebida funcional pode ajudar na redução do colesterol alto. Rica em fibras solúveis e antioxidantes naturais, a fórmula mostrou eficácia em estudos preliminares. Médicos alertam para uso complementar, sem substituir tratamentos tradicionais. Produto pode chegar ao mercado ainda este ano. Clique aqui para saber mais.