7 formas de ser uma pessoa menos ansiosa
O Coach de Relacionamento Márcio Câmara, dá dicas de como lidar com a ansiedade da melhor forma:
Como as pessoas podem ser menos ansiosas e tomarem melhores atitudes em suas vidas?
Diz a frase que “Depressão é excesso de passado em nossas mentes e ansiedade é excesso de futuro”. Como coach gosta sempre de olhar para o futuro, quero falar sobre a temida ansiedade que afeta muitas mulheres e é o causador de outros males em sua vida amorosa.
- Holbox, o paraíso rústico mexicano que você precisa conhecer
- Como identificar os sinais de açúcar elevado no sangue e agir rápido
- O câncer colorretal pode avançar mais rápido devido a esse fator
- Como diminuir o estresse com 5 simples hábitos pela manhã
A vida atualmente anda bem agitada. É o processo da vida moderna. Temos tudo de forma muito rápida. Já parou para pensar que você pode mandar um WhatsApp para qualquer pessoa em qualquer lugar no mundo e receber a resposta em alguns segundos? Isso mesmo, em alguns segundos você está conversando com uma pessoa que está na casa ao lado da sua ou do outro lado do mundo. E qual o problema disso?
Se você tem por volta de 30 anos, ou seja, se você nasceu até os anos 90, você viveu em um mundo onde o tempo das coisas era outro. Por exemplo, como a ligação a longa distância era cara, para conversar com pessoas distantes era preciso escrever uma carta. Você lembra quanto tempo demorava para a sua carta chegar ao seu destino? E quanto tempo mais você demorava para receber uma resposta? Isso fez com que as pessoas aprendessem que tudo na vida tem um tempo. Um tempo determinado. Algumas são mais rápidas, outras demoram mais. Se sua carta era para alguém da sua cidade, era muito mais rápido. Já a carta para o exterior, levava meses.
O que isso tem a ver com a ansiedade? A ansiedade, em um nível saudável, faz com que a gente faça as coisas, saia da nossa zona de estagnação e comece a colher bons frutos. Porém, essa mesma ansiedade, em doses cavalares, pode ser o fim de todo esse processo bacana. Ela bloqueia você e impede que você faça o que você quer fazer, pelo excesso de futuro que você está vivendo, pela falta de velocidade que as coisas acontecem e até pelo medo, gerado pela ansiedade, de coisas que você nem sabe se vão acontecer. E quando você se paralisa, seja pelo medo ou pela ansiedade, isso causa um mal-estar em você, seja físico ou emocional. Se essa ansiedade já está a algum tempo, sugiro que procure ajuda.
Às vezes é difícil controlar a ansiedade, sabe?
Algumas coisas que a ansiedade pode causar em você:
- Medo que paralisa: quando o medo paralisa a pessoa, ela pode estar sofrendo de uma fobia, é um medo extremo e exacerbado diante de uma determinada situação. Comumente são: fazer uma viagem de avião, tomar uma atitude crucial na vida e até o que fazer em relação a sua vida amorosa.
- Insônia: as preocupações fazem com o que o nosso cérebro não se “desligue” nem na hora do sagrado descanso. Você tenta dormir, mas os pensamentos de preocupação, geralmente negativos, ficam rondando sua mente. Há ainda quem durma, mas acorde em alguns minutos e passa a noite dormindo de pouco em pouco. Uma péssima noite com um sono de qualidade terrível.
- Comportamento e pensamento compulsivo: as pessoas que têm hábito de querer tudo arrumado compulsivamente, tudo limpo, tudo do jeito delas, controlar os horários, etc. pode estar sofrendo um ataque de ansiedade e ainda assim não saber.
Veja mais dicas aqui: 7 formas de ser uma pessoa menos ansiosa