7 gostosuras que você pode comer durante a dieta (com moderação)

Por: Redação

Maionese, pipoca, chocolate e cerveja, entre tantos outros alimentos são considerados “proibidões” quando você está de dieta – seja para emagrecer, seja para colocar a alimentação em trilhos mais saudáveis.

De acordo com o site Minha Vida, fazendo uma dieta balanceada, é possível inserir essas gostosuras no seu cardápio, sem medo de ser feliz. Sendo assim, veja as dicas de alimentação para algumas dessas delícias.

Chocolate: o ideal é que sejam consumidos 30 gramas/ dia, de preferência o amargo
Créditos: Getty Images/iStockphoto
Chocolate: o ideal é que sejam consumidos 30 gramas/ dia, de preferência o amargo

1. Maionese

O que você já sabe: muito calórica, a maionese possui uma alta quantidade de gorduras. “Se consumida em excesso, pode comprometer a dieta e afetar a saúde”, afirma a nutricionista Hediane Oliveira, do Espaço Para Viver Melhor da Unimed-Rio. Como se trata de um produto de origem industrial, a maionese também pode conter conservantes que, em excesso, fazem mal à saúde. “Fique longe das maioneses oferecidas sem rótulos e aquelas que não priorizam a redução de gorduras saturadas e calorias na receita.”

Quais os benefícios: a maionese é fonte de ômega-3, nutriente aliado na redução do colesterol ruim (LDL) e no combate a doenças cardiovasculares. Se você escolher a maionese como opção de gordura do seu dia, limite-se a aproximadamente uma ou duas colheres de sopa. “Mas não vale consumir essa quantidade junto a outras fontes de gordura, como frituras e carnes gordurosas”, afirma a nutricionista. Lembre-se que a maionese caseira é livre de conservantes, mas deve ser consumida mais rapidamente, para não correr o risco de estragar.

2. Pipoca

O que você já sabe: a pipoca, principalmente a de micro-ondas, é rica em gordura trans, e seu consumo excessivo aumenta os níveis de colesterol ruim e diminui o bom (HDL). “Mesmo as versões light carregam altas quantidades de gordura, ainda que tenham menos calorias”, afirma a nutricionista Maria Fernanda Cortez, da clínica Nutri & Consult, em São Paulo. Além disso, as industrializadas ou vendidas nos cinemas geralmente possuem altas quantidades de sódio, um vilão da hipertensão.

Quais os benefícios: se for preparada do modo caseiro, usando apenas um fio de óleo e com pouco ou nenhum sal, a pipoca pode ser tornar um ótimo lanche da tarde. “Ela é rica em fibras que aumentam a saciedade, diminuindo a fome, além de contribuir para regular o trânsito intestinal”, explica a nutricionista Maria Fernanda. Uma pesquisa conduzida pela Universidade de Scranton afirma que os antioxidantes da pipoca são os polifenois, conhecidos principalmente por prevenir doenças degenerativas e cardíacas. De acordo com os cientistas, os polifenois e as fibras estão concentrados na casca da pipoca, aquela, que teima em grudar nos dentes.

3. Cerveja

O que você já sabe: o abuso de bebidas alcoólicas pode prejudicar nosso corpo como um todo. ‘Cirrose, pancreatite, hipertensão, gastrite e perda de memória são os principais problemas causados pelo consumo de álcool excessivo”, explica o cardiologista José Luiz Cassiolato, do Hospital 9 de Julho em São Paulo. O consumo de álcool pode ser ainda mais nocivo entre os fumantes, já que ele potencializa os efeitos do tabaco, elevando o risco de doenças como o câncer de pulmão e laringe.

Quais os benefícios: pesquisadores da Universidade de Barcelona, do Hospital Clínico de Barcelona e do Instituto Carlos III de Madri, todos na Espanha, descobriram que beber uma caneca de cerveja por dia pode ajudar no combate ao diabetes e previne a hipertensão. A razão para a cerveja proteger contra essas doenças está no fato de ela ter baixa graduação alcoólica e nutrientes como ácido fólico, vitaminas, ferro e cálcio – todos amigos do sistema cardiovascular. O estudo foi realizado com 1.249 homens e mulheres acima de 57 anos e indica que mulheres podem tomar dois copos pequenos de cerveja por dia, enquanto para os homens estão liberados até três copos. Contudo, o hábito deve estar associado a uma dieta saudável e a exercícios físicos regulares.

4. Chocolate

O que você já sabe: “uma composição com mais leite e gordura e menos cacau pode trazer mais problemas do que benefícios à saúde?, explica a nutricionista Hediane. As versões de chocolate ao leite e branco são as mais gordurosas, sendo que a última sequer é feita de cacau, mas sim de leite, açúcares e manteiga de cacau, sendo a mais prejudicial para a saúde.

Quais os benefícios: a medida certa para aproveitar os benefícios do chocolate é 30g diárias, dando preferência sempre ao chocolate amargo ou meio amargo. Ele é rico em antioxidantes e anti-inflamatórios, que fortalecem o sistema imunológico, diminuem os níveis de colesterol, protegem contra doenças cardiovasculares e até ajudam no emagrecimento.