7 passos para lidar com a solidão após um término de namoro
A Coach de Relacionamento e Autoestima, Rosângela Ojuara, te dá uma luz do que fazer (e não fazer) após um término. Confira no texto abaixo:
Desde criancinha a gente aprende a ser sociável, viver em comunidade. É bem assim: antes de ensinar a menininha a falar “vovó”, a mamãe super educada fala para a filhinha:
– “Meu bem fala obrigada pro moço”. E depois: “Pede licença”; “Diz por favor”.
– “Vamos às Bodas de Prata da tia Filomena, você precisa aprender a viver em sociedade…ai..ai…ai.”
– “Por que está aí trancada sozinha no quarto lendo? Vem pra sala comer cuscuz com as amigas da mamãe.”
– “Pelo amor de Nossa Senhora dos Afogados, não vai morar sozinha. Você só tem 29 anos, não pode fazer isso com sua mãe e com seu pai”.
– “Oi amiga, vai ter uma festinha lá em casa. Só vai casal, mas se você quiser ir…vou adorar.”
– “Ihhhh! Ela tem 34 anos e ainda não se casou. “Tadinha”, deve ter problema.”
– “Você vai viajar soziiiinha? Pra onde? Fazer trilha na Chapada dos Veadeiros? Tá doida?”
- Autismo: saiba motivo que leva ao aumento expressivo de casos da doença
- Hábitos diários para ajudar a reduzir o risco de demência
- Pesquisa revela o que os brasileiros consideram essencial ter em voos longos
- Saiba identificar sintomas de autismo em adultos
Então, ninguém nos ensina a ser sozinhos. E não é por mal não, é por amor, carinho e, principalmente, porque só aprendeu isso também, e “estar” sozinha vira um estigma, sinal de incompetência, de desajuste…e então a gente se sente mais sozinha ainda. Daí, você que está ali, acompanhada, bem ou muuuito mal e prefere ficar assim anos a fio, consumindo sua vida, por aprendizado e comodidade; de repente, é pega pelo término que já estava com a morte anunciada há tempos, dando todos os sinais, e você fingindo que não via, por achar que se ficasse quietinha sem fazer barulho poderia adiar até passar. Outras vezes é pega de surpresa mesmo, porque tem doido pra tudo. E se vê sozinha de verdade, sem ter aprendido nada sobre esse estado. E agora? O que fazer? Vivenciar as fases! Eu sei como é, já vivi em carne viva. É muito, muito difícil mesmo.
Mulher fica cega e quando cisma, empaca. Em qualquer idade. É normal. Defeito de fabricação, além do que geralmente não é nada prática nem racional. Desaba, só faz chorar, se descabela, acha que vai morrer, que só existe “ele” no mundo e que se ele não te quis é porque você é “pouco”. Nada disso. Acredita em mim, garota. Vamos clarear seus pensamentos. Se você fosse pouco, ele te deixar seria normal, certo? É porque no fundo você sabe que é maravilhosa e por isso não está entendendo. Vamos às etapas a serem vividas.
1. Luto rápido
O tempo de deletar, bloquear e parar de segui-lo ou segui-la em TODAS as redes sociais. Mesmo que seu dedo congele nessa hora, insista, segure forte com a outra mão até conseguir e tire a foto do ex-casal da “tela” e do “papel de parede” do seu celular e coloque sua foto mais bonita sorrindo. Tirar a foto não é coisa de mulher raivosa, nem despeito, é medida de emergência. Chame sua melhor amiga para chorar no ombro dela. Vá dormir mais cedo no escuro depois de tomar Maracugina e chore de novo para esvaziar e ter muito espaço para todas as coisas novas e boas que vêm pela frente. Se vitimizar e demonstrar sofrimento parece que atenua a dor, porque nos faz merecedoras de carinho, pena e atenção. Mas na verdade não leva a absolutamente naaaada, o que melhora de verdade é voltar a produzir endorfina e ter objetivos novos na vida.
Você tem duas opções, sucumbir ou reagir. Então, vamos lá para a segunda etapa?
2. Limpeza
Doe o ursinho que ganhou dele (ou dela) e dormia abraçado. Guarde todos os presentes que ganhou em uma caixa e coloque na área de serviço até decidir se vai usar ou dar para quem precisa. Jogue fora a escova de dentes dele, vai dar bolor. Se ele dormia na metade da cama, mesmo que de vez em quando, mude a cama de lugar, coloque uma colcha colorida, nova e linda e encha a metade com coisas verdadeiramente úteis: seu laptop, escova de cabelos, um cremezinho para as mãos, um bom livro para ler, outro para colorir e uma garrafinha de água. Dê uma limpeza geral no seu armário e nas gavetas para entrar energia nova. Certamente tem muita coisa sem uso ocupando espaço. Certo?
3. Substituição do pensamento
Se você tentar tirar um pensamento da sua cabeça, aí que ele vai te atazanar. Você tem que colocar outro no lugar. Cada momento em que se lembrar dele, pense imediatamente em uma coisa maravilhosa, um lugar, uma vitória que teve, algo que pode comprar, uma comida deliciosa; exercite isso toda vez. Tudo na vida é exercício!
4. Planejamento de nova rotina
Continue lendo das dicas em 7 passos para lidar com a solidão após um término