8 dicas para potencializar os benefícios do banho à saúde
Tomar banho é bom e sua prática regular faz bem à saúde. De acordo com a dermatologista Mônica Aribi, integrante da Academia Europeia de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia, o banho ajuda a manter a pele saudável, retirando as impurezas dos poros. E oferece bem-estar, pois traz alívio das tensões e relaxamento.
A médica é uma das especialistas consultadas pelo site Minha Vida, parceiro do Catraca Livre, em uma compilação de oito de dicas de como potencializar os benefícios do banho. A escolha correta da temperatura e o uso de óleos essenciais estão entre as indicações que podem ser benéficas para o corpo e a mente.
Confira algumas dicas:
- Descubra o poder da romã para a saúde do coração
- Chá de alecrim oferece muitos benefícios à saúde, como auxiliar a digestão e aliviar inchaços
- 5 praias paradisíacas e baratas no Brasil para curtir o verão gastando pouco
- 10 dicas para se proteger de doenças na academia
Temperatura morna
“Uma das formas mais indicadas de banho é com a água morna. De preferência entre 27 e 36 graus Celsius. Além de ser o tipo de temperatura mais adequado para a pele, os banhos mornos são excelentes depois de um dia cansativo. “O calor dilata os vasos sanguíneos da pele e relaxa os músculos, o que ajuda muito na sensação de bem-estar e relaxamento do corpo”, ensina a dermatologista Natalia Cymrot, mestre em dermatologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Inclusive, esse processo faz com que haja liberação de endorfinas, o que pode ajudar em alguns casos de insônia.”
Jatos de água fria
“Se você é daqueles que foge de água gelada, um banho de água fria, literalmente, traz diversos benefícios à saúde. “A água fria melhora a disposição para as nossas atividades e ativa a circulação. O frio promove constrição vascular na pele e com isso, favorece a irrigação sanguínea dos outros órgãos, mais nobres, como o cérebro, por exemplo, deixando o corpo mais acordado”, descreve a dermatologista Natalia.”
A lista completa está disponível no site Minha Vida.