8 dicas práticas para acalmar as crianças na viagem de carro
Viajar de carro com crianças é uma tarefa que exige planejamento. Os responsáveis precisam observar diversas questões antes de pegar a estrada – que vão desde a posição segura dos pequenos no automóvel à necessidade de distrações durante o trajeto. É preciso ainda ficar atento para eventuais casos de agitação, fome e vontade de ir ao banheiro.
Para ajudar os pais que não sabem muito bem como agir nessas situações, o site Minha Vida, parceiro do Catraca Livre, consultou o pediatra Jorge Huberman, do Hospital Albert Einstein, e a psicóloga Solange Martins Ferreira, do Hospital Santa Catarina, de São Paulo. Eles dão dicas de planejamento e exemplos de regras que podem tornar a viagem de carro menos estressante para adultos e crianças.
Confira algumas dicas:
- Viagem sem crianças: 5 hotéis para aquela escapadinha romântica
- 5 hotéis em São Paulo ideais para fazer um ‘day use’ com as crianças
- 5 parques imperdíveis para explorar em Campos do Jordão
- As informações necessárias para organizar uma viagem para o Jalapão
Nada de comer no carro
“Seu pequeno pode até reclamar de fome, mas evite deixar que ele coma dentro do carro – e não só para evitar enjoos durante o trajeto. ‘Com o movimento, a criança pode engasgar e o adulto não perceber. Também pode surgir a necessidade de frear bruscamente, machucando a boca ou a gengiva do seu filho com o impacto’, afirma a psicóloga clínica do Hospital Santa Catarina. Se a criança quiser partilhar a guloseima com o adulto da frente, o motorista pode ter a atenção prejudicada. O recomendado, portanto, é fazer uma refeição leve antes de sair e realizar pequenas pausas durante a viagem, para comer e se hidratar, além de ir ao banheiro (no caso de crianças que já tiraram as fraldas).”
Pare de vez em quando
“Se a viagem for muito longa, tudo bem fazer uma parada estratégica. A dupla de especialistas indica que isso aconteça a cada duas horas e meia ou três horas, para que a criança vá ao banheiro, faça uma refeição leve ou, simplesmente, estique as pernas. ‘Essa parada também é importante para que o motorista recupere o nível de atenção e reflexo’, conta Solange.”
A lista completa está no site Minha Vida.