9 posições de yoga para ajudar ciclistas
Já faz tempo que as bicicletas começaram a fazer parte do cenário urbano e o aumento de ciclovias efetiva ainda mais o uso das magrelas como solução da mobilidade nas grandes cidades. Você costuma pedalar? Saiba que sem os cuidados necessários, a prática pode gerar lesões na coluna e nos membros inferiores, assim como as dores nas costas.
Pensando nisso, a ONG Arte de Viver, que trabalha com técnicas respiratórias, meditação e práticas de bem-estar para a redução do estresse – separou algumas posições de yoga ideais para ajudar o corpo a se preparar para as viagens de bike e também para relaxar os músculos cansados após as pedaladas. Confira:
1. Pranayama
- Wolverhampton x Manchester United: aproveite a odd 3.25 para Matheus Cunha marcar
- Liverpool x Leicester: aproveite a odd 4.00 para Salah marcar primeiro
- Ande esta quantidade de passos por dia e diminua o risco de morte precoce
- Exposição ‘Presépios de Hilda Breda’ está disponível até 11/01 em São Bernardo
Comece com algumas técnicas de respiração como Bhramari pranayama (respiração da abelha) e Nadi Shodhan pranayama (respiração das narinas alternadas) para acalmar a mente e relaxar o corpo. Isso vai aliviar qualquer estresse e preparar a sua mente para as posturas seguintes.
2. Marjariasana (alongamento do gato)
O alongamento do gato melhora a circulação no corpo e fortalece os pulsos e ombros. Também relaxa a mente, traz mais flexibilidade para a coluna e é ideal para quem vai dar longas voltas de bicicleta.
3. Adho mukho svanasana (postura do cachorro olhando para baixo)
A postura do cachorro olhando para baixo é boa para fortalecer braços, ombros, pernas, pés e te dar uma força. Ajuda a tonificar os músculos, alivia dores de cabeça, insônia e fadiga. Essa postura também melhora a circulação sanguínea e rejuvenesce o corpo.
4. Trikonasana (postura do triângulo)
A postura do triângulo fortalece os quadris, virilha, ombro, peito e coluna. Também fortalece as pernas, joelhos, tornozelos, tórax e braços. Essa postura ajuda a diminuir a ansiedade, estresse e dor na coluna. Esse simples alongamento, que fortalece várias partes do corpo, também auxilia na resistência.
5. Utkatasana (postura da cadeira)
A postura da cadeira ajuda a fortalecer a parte inferior das costas e tonificar os músculos do tornozelo, pernas, joelhos e coxas. Também exercita a coluna, quadris e os músculos do tórax.
6. Badhakonasana (postura da borboleta)
A postura da borboleta é uma eficaz pré e pós ciclismo. Estica a parte interior das coxas, virilha e joelho, aumenta a flexibilidade do quadril e região da virilha e alivia a fadiga.
7. Setu bandha sarvangasana (postura da ponte)
A postura da ponte fortifica os músculos das costas e alivia o cansaço. Alonga o peito, pescoço e coluna, enquanto acalma a mente, reduz ansiedade, estresse e depressão. Essa é uma postura eficiente para relaxar depois de andar de bicicleta.
8. Shishuasana (postura da criança)
A postura da criança é muito boa para relaxar as costas, coxas, quadris e tornozelos depois de andar de bicicleta por um longo tempo. Além disso, acalma o cérebro e alivia o estresse e a fadiga.
9. Viparita karani (postura de pernas para o alto na parede)
Essa postura é muito boa para relaxar as pernas e pés depois de andar de bicicleta. A parte de trás das pernas, do pescoço e a frente do tronco são alongadas nessa postura e dessa maneira a tensão no corpo é liberada.