9 substâncias tóxicas do cigarro além da nicotina
O fato de que o cigarro é prejudicial à saúde já é de conhecimento geral. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o hábito de fumar é considerado a principal causa de morte evitável – 4,9 milhões de pessoas morrem todos os anos.
O cigarro causa cerca de 50 doenças diferentes, principalmente por ter mais de 4 mil substâncias nocivas em cada um. Além da nicotina, que é a mais conhecida, confira outras nove que são tóxicas:
1. Monóxido de carbono (CO)
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
É o mesmo gás liberado pelos carros. Por se ligar às hemácias do sangue, dificulta a circulação de oxigênio pelo corpo. Assim, os fumantes ficam dores de cabeça depois de várias horas longe do cigarro.
2. Plutônio
É um metal que emite radiação, normalmente utilizado em armas nucleares. A substância é altamente cancerígena e também prejudica o funcionamento dos rins. Além disso, os cigarros têm outras composições radioativas como: carbono 14, urânio e chumbo.
3. Pesticidas
Resíduos desta substância, chamada DDT, irrita as paredes do estômago e provoca náuseas. Às vezes, também pode causar gastriste, úlcera e câncer no sistema digestiva já que é metabolizada no estômago.
4. Nitrosaminas, policíclicos e metais pesados
Estes se concentram no fígado, rins e pulmões pelo período de 10 a 30 anos. Por isso, são associados a cânceres de pulmão, esôfago, língua, mama e próstata.
Leia a matéria na íntegra e as outras 5 substâncias na reportagem do O Globo.
- Mesmo se você fumar socialmente, o consumo de cigarro gera muitas consequências para a sua saúde. Nesta publicação, um estudo aponta os riscos para quem fuma um cigarro por dia.