Acrescente leite de soja à sua dieta se você tiver esta doença
Basta copo de 200 mililitros de leite de soja podem ajudar a reduzir o colesterol ruim
Pesquisa recente divulgada no Reino Unido revela que o leite de soja pode funcionar muito bem contra o colesterol ruim, sendo capaz de reduzir os níveis em até 70%.
Uma das razões pelas quais esses alimentos à base de plantas são benéficos para o colesterol se resume aos baixos níveis de gordura saturada e alto teor de proteína.
Além disso, segundo a Dra. Justine Butler, chefe de pesquisa da ONG Viva, do Reino Unido, a propriedade reparadora da soja não se limita à sua qualidade láctea.
- Estudo aponta relação do autismo com cordão umbilical
- Onde explorar a riquíssima gastronomia portuguesa em Lisboa?
- Mais do que tempero, alecrim é eficiente para memória e muito mais
- Autismo: saiba motivo que leva ao aumento expressivo de casos da doença
Isso porque qualquer produto à base de soja tem esse poder, seja o iogurte ou a própria proteína de soja. “A soja também contém fibras, gorduras insaturadas e uma variedade de vitaminas e minerais, portanto, substituir carne e laticínios por tofu, leite de soja e alternativas de carne à base de soja é uma ótima maneira de reduzir o colesterol”, explica a especialista.
Soja: a proteína amiga do colesterol
A pesquisadora detalhada ainda que certas proteínas encontradas na soja podem bloquear a produção de uma enzima no fígado envolvida na síntese do colesterol LDL ‘ruim’. “Os cientistas investigaram duas proteínas de soja que se acredita estarem envolvidas e descobriram que uma chamada B-conglicinina é particularmente significativa. O estudo sugere que os peptídeos de soja digeridos podem ser capazes de reduzir o colesterol em níveis comparáveis às estatinas, que são medicamentos utilizados para reduzir os níveis de colesterol no sangue, principalmente o LDL”, comentou.
Colesterol alto: quais são os riscos?
O colesterol alto pode causar estragos em suas artérias sem acusar muitos sinais de alerta e não por acaso é chamado de “assassino silencioso”. Entre as principais consequências causadas pela substância gordurosa destacam-se e doenças cardíacas e derrames.
6 dicas para prevenir o colesterol
Algumas mudanças simples no estilo de vida diário podem contribuir para a redução dos níveis elevados de colesterol. Para isso, tome nota:
Reduza as gorduras saturadas na dieta
Elimine as gorduras trans
Coma alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3, como peixes gordurosos
Aumente a fibra solúvel, como frutas e legumes
Faça exercício físico
Pare de fumar