Acupuntura pode ajudar bebês a pararem de chorar, diz estudo
Um estudo realizado pela Universidade Lund, na Suécia, mostrou que a acupuntura pode ter um efeito potente para que bebês parem de chorar.
A técnica milenar chinesa foi aplicada por médicos em um grupo de bebês que chorava mais de três horas por dia e foi descoberto que eles sofrem de cólica infantil. A acupuntura ajudou a conter o problema.
No estudo de Lund, 147 bebês com idade entre duas e dez semanas de vida foram divididos em três grupos. No primeiro foi aplicado entre dois a cinco segundos de acupuntura em um ponto do corpo.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
Os bebês do segundo grupo receberam a técnica em até cinco pontos por até 30 segundos. O último grupo não recebeu acupuntura.
Os pesquisadores descobriram que os bebês que receberam a acupuntura em apenas uma parte do corpo eram 49% mais propensos a parar de chorar na segunda semana de experimentos do que os bebês que não receberam tratamento.
Os bebês que receberam técnicas mais complexas de acupuntura tinham 32% mais chances de ter parado de chorar do que os colegas que não foram submetidos à técnica chinesa.
“O choro é um modo de comunicação normal para um bebê”, ressaltaram os cientistas, que publicaram a pesquisa na revista “British Medical Journal”. “Para os bebês que choraram mais de três horas por dia, a acupuntura pode ser uma opção de tratamento eficaz”.
Leia mais: