Adenoma da paratireoide: o que é o tumor diagnosticado por Geovanna Tominaga
A atriz e apresentadora descobriu tumor benigno durante exames de rotina; entenda a doença
Geovanna Tominaga usou as redes sociais na manhã desta terça-feira, 17, para relatar que precisou fazer uma cirurgia de emergência, mas que se recupera bem.
A atriz e apresentadora revelou que foi diagnosticada com um adenoma da paratireoide –tumor na tireoide– durante um exame de rotina. Felizmente era benigno.
“A paratireoidite é silenciosa! Normalmente, só é descoberta após alguma intercorrência ou acidente bobo como quebrar um osso descendo do ônibus”, disse Geovanna.
- Estudo revela viabilidade da PrEP contra o HIV na América Latina
- Brighton x Arsenal: Aproveite a odd 7.00 para Gabriel Jesus marcar
- Pesquisa revela dois fatores de risco para Parkinson que são evitáveis
- Fique atento! É isso que causa níveis altos de açúcar no sangue
“Fiz a cirurgia por robô que acessa a região da tireóide por dentro dos lábios! A recuperação é chatinha mas é mais rápida do que a tradicional e tem a vantagem de não deixar cicatriz”, explicou a atriz, detalhando também a operação que não deixou cicatrizes e que ainda que fará reposição de cálcio.
Geovanna Tominaga encerrou o vídeo alertando os seguidores sobre a importância da medicina preventiva. “Aproveita que o ano está começando e agende um checkup com o seu médico”, aconselhou. “Foram dias muito loucos! Seguimos na recuperação”.
O que é adenoma da paratireoide?
As paratireoides são um grupo quatro glândulas que fica no pescoço, atrás da tireoide, cuja função é controlar os níveis de cálcio no sangue por meio da produção do hormônio paratireoideano ou paratormônio (PTH).
Quando há produção excessiva de PTH, os níveis de cálcio no sangue sobem, causando uma condição chamada hipercalcemia. De acordo com o Hospital A.C Camargo, referência no tratamento do câncer em São Paulo, em 85% dos casos, esse quadro chamado hiperparatireoidismo é causado por tumores benignos (adenomas), por hiperplasia (crescimento anormal, mas benigno da glândula). Em 1% dos casos, é resultado de um câncer raro, o carcinoma de paratireoide.
Se não for tratado, tanto as doenças benignas quanto o câncer podem causar osteoporose, fraturas e cálculos renais. Essas doenças atingem igualmente homens e mulheres, geralmente acima dos 30 anos e, costuma ser descoberto por meio de exames de sangue que mostram elevação dos níveis de cálcio.
Sintomas do adenoma da paratireoide
A maior parte dos adenomas e hiperplasias são assintomáticas por longos períodos. Nos casos mais avançados e de câncer de paratireoide, como consequência da hipercalcemia, pode-se observar:
- Dor nos ossos e no corpo
- Osteoporose
- Fraturas espontâneas
- Massa palpável no pescoço
- Desidratação
- Náusea e vômito
- Cólica renal
- Pedras nos rins
- Insuficiência renal
- Arritmia cardíaca
- Fraqueza muscular
- Cansaço
- Perda de peso
- Confusão mental
Tratamento da doença
O tratamento das doenças de paratireoide é cirúrgico, quando são retirados a glândula e os tecidos vizinhos afetados pela doença. Por isso, é importante que esse procedimento seja feito por médico especializado em cabeça e pescoço, já que a suspeita pré-operatória de câncer e a capacidade de reconhecer a doença durante a cirurgia são fundamentais para o sucesso do tratamento.
A complementação do tratamento, nos casos de câncer, é feita com radioterapia, mas só é necessária em casos avançados da doença. O paciente precisa ser acompanhado por endocrinologista posteriormente.
Com informações do Hospital A.C Camargo