Água com gás é melhor que refrigerante? Saiba prós e contras
Muitas pessoas buscam bebidas alternativas ao refrigerante para tornar a dieta mais saudável, como algumas preferem bebidas gaseificadas, acabam optando pela água com gás.
Mas será que essa troca é realmente benéfica? No geral sim, mas é preciso estar atento a alguns pontos.
De acordo com a nefrologista Cibele Rodrigues explica em matéria ao Minha Vida, parceiro do Catraca Livre, a bebida “hidrata igualmente à água sem gás, não tem calorias (não engorda), não causa celulites e pode ser consumida com aromatizantes naturais para ajudar a diminuir ou mesmo largar o consumo de refrigerantes”.
- Ombro congelado e diabetes: como a doença afeta sua articulação
- Olímpia é destino certa para férias em família no interior de SP
- Como manter o equilíbrio alimentar nas celebrações de fim de ano?
- A verdade sobre a vitamina C: entenda quando e como o excesso faz mal ao corpo
Para quem quer dar sabor ao líquido, ela sugere a adição de hortelã, raspas ou gotas de limão ou de laranja ou pedaços de outras frutas.
Mas, segundo a nutricionista Amanda Joanni Maffei, alega em entrevista à Veja, ainda que o produto não seja tão nocivo quanto o refrigerante – por não conter açúcar ou conservantes -, o consumo pode causar soluço, devido à força que o corpo faz para expelir o gás do trato digestório, e também indigestão, por conter ácido clorídrico, que é responsável pela digestão dos alimentos.
Ela afirma ainda que a água com gás aromatizada possui um pH mais ácido do que o da mineral, o que pode causar erosões nos dentes. O mesmo pode acontecer com quem consome a água gaseificada comum em grande quantidade, alerta Amanda.